Os pequenos merecem um pouco de diversão nessa época do ano. Veja por que liberar a bagunça faz bem para a família toda

Quando pensamos em tirar férias o foco do período é simples: relaxar e aproveitar ao máximo. E para as crianças não precisa ser de outra forma. Embora a rotina dos pequenos seja importante, eles também precisam viver um pouco da bagunça característica das férias. Mas é preciso balancear um pouco as atividades.

Para a psicóloga e especialista em educação infantil Caroline Daher, a palavra-chave do período de descanso deve ser “equilíbrio”. “A bagunça é válida. Mesmo assim, a criança precisa de uma rotina, ainda que ela seja mais flexível do que durante o período escolar. Ela pode jogar um pouquinho de videogame além do normal, mas sempre com o controle dos pais, para não focar a energia apenas em uma atividade”, explica Caroline.

>> Veja na galeria sugestões de atividades que os pais podem liberar nas férias:


Os horários também não precisam ser tão rígidos assim. As crianças podem dormir mais tarde depois de uma sessão especial de filmes e, no dia seguinte, enrolar um pouco mais para levantar da cama. “É importante distribuir as atividades ao longo do dia para que a criança não ache que a única parte divertida vem de noite. Senão, ela acaba perdendo a vontade de levantar cedo e aproveitar o dia”, reforça a psicóloga infantil Maria Eduarda Vasselai.

Leia também: 25 filmes para ver com as crianças

Além de liberar uma “baguncinha do bem”, é fundamental que os pais se envolvam ainda mais com os filhos nas férias escolares. Essa é uma boa oportunidade para conhecer melhor as crianças e estreitar os laços familiares, de um jeito espontâneo e divertido. O dia a dia, por si só, é corrido demais para que algumas famílias possam se curtir. Por isso, o tempo livre para brincar, fazer sujeira e ficar à toa é tão importante, tanto para os adultos como para as crianças.

Pode jogar videogame, ficar no computador, ver televisão... Mas o mais legal é aproveitar o tempo das férias para fazer brincadeiras e atividades ao ar livre, como um piquenique com os amigos ou andar de bicicleta no parque. Quer mais ideias do que liberar nas férias? Veja sugestões de atividades na galeria acima.

Veja ainda:
40 brincadeiras para seu filho fazer ao ar livre
Especial 100 Brincadeiras: escolha a melhor para fazer com seu filho

>>> Curta a página do Delas no Facebook e siga o @Delas noTwitter <<<

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.