Veja atitudes simples que transformam as celebrações de fim de ano em algo mágico e especial para os filhos

As festas de fim de ano podem ter um significado muito além dos presentes do Papai Noel. Apesar da correria característica dessa época, é possível envolver as crianças nos preparativos do Natal e do Ano Novo, tornando as celebrações ainda mais especiais, sem precisar deixar os presentinhos de lado.

Seja com atividades simples, como montar e decorar a árvore com enfeites personalizados, até algo mais elaborado, como um teatrinho infantil de Natal, a participação dos pequenos nas festas faz com que eles se sintam mais amados e queridos pela família. Essa também é uma boa oportunidade para ensinar à criança valores importantes sobre essas datas especiais de um jeito lúdico e divertido.

>> Selecionamos algumas atividades que você pode fazer junto com seu filho para as comemorações de fim de ano. Confira na galeria abaixo:


“Dá para fugir dessa ideia comercial das festas de fim de ano. Os pais podem aproveitar essa época para falar sobre respeito, compaixão, paciência. Uma ideia, por exemplo, é levar as crianças para fazer algum trabalho voluntário, como uma doação em um orfanato. Assim, ela aprende que existem pessoas no mundo que precisam de ajuda e que ela pode doar o tempo dela”, sugere Monica Pessanha, psicoterapeuta de crianças, adolescentes e família.

O ato de presentear amigos e familiares deve ser proibido, então? Nada disso. Outra forma de envolver as crianças nas festividades é pedir a opinião delas sobre o que dar para primos, tios, avós e demais parentes.

“Os filhos podem participar desse momento, ajudando na escolha do presente ou criando algo mais personalizado, como os cartões de boas festas. Elas se sentem importantes quando ajudam na escolha e gostam de dizer que participaram desse processo. Assim, os pais permitem que a criança coloque um pouco mais de carinho nos presentes”, explica a psicóloga infantil Rachel Netto.

Leia também:
O que fazer quando seu filho pede um presente que você não pode dar
70 sugestões de presentes de Natal para as crianças
Aprenda a fazer uma árvore de Natal de parede

>>> Curta a página do Delas no Facebook e siga o @Delas noTwitter <<<

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.