Culinarista dá dicas - e receitas - para preparar um sorvete artesanal gostoso e saudável para as crianças

Calor e sorvete combinam. Não há quem diga o contrário. A  sobremesa aparece no topo da lista de preferências de todos quando o tempo fica mais quente e abafado. Mas os cuidados devem ser redobrados, já que no mercado dos industrializados tem muita coisa querendo ser o que não é.

O preparo de um sorvete não é tarefa das mais difíceis, e pode ser uma atividade bem divertida para um fim de semana com as crianças
Thinkstock/Getty Images
O preparo de um sorvete não é tarefa das mais difíceis, e pode ser uma atividade bem divertida para um fim de semana com as crianças

O sorvete tradicional, feito como se deve, é quase uma refeição e, se preparado com ingredientes de qualidade, podemos dizer que é bastante saudável: creme fresco, gemas de ovos  e frutas. Alimenta, não é mesmo?

Já um sorvete industrializado, de uma marca bem tradicional, tem em sua composição ingredientes de deixar qualquer assustado. Veja:

Ingredientes: ÁGUA, AÇÚCAR, XAROPE DE GLICOSE, GORDURA VEGETAL, LEITE EM PÓ DESNATADO, ÓLEO DE PALMA, CACAU EM PÓ, SORO DE LEITE, GELATINA, AROMATIZANTES, ESPESSANTES GOMA GUAR, GOMA JATAÍ, CARRAGENA, ESTABILIZANTES MONOESTEARATO DE GLICERINA, LECITINA DE SOJA, POLISORBATO 80. NÃO CONTÉM GLUTÉN.

Outra marca da moda, que se diz artesanal, me deixou com o pé atrás. Procurei com empenho, mas não achei a composição de nenhum de seus produtos. Achei, no mínimo, esquisito.

Leia também:
Suco verde também é bebida de criança
As cinco bebidas mais indicadas para crianças

Eu vivo preparando sorvetes em casa , então posso falar com a certeza de quem sabe: não é preciso toda essa química. Esses ingredientes “de mentira”  certamente servem para baixar absurdamente os custos. O sabor? Bem, o sabor a indústria dá um jeito de deixar gostoso. Com mais produtos químicos ainda!

Mas, se a marca tradicional não é nada saudável e a marca da moda é um mistério, isso não quer dizer que você e seus filhos não possam se deliciar com os melhores e mais deliciosos sorvetes. Ao invés de ter o trabalho de ir ao mercado comprar o produto industrializado, invista tempo e algum dinheiro comprando ingredientes da melhor qualidade possível e prepare seus sorvetes em casa.

Receitas testadas

O preparo de um sorvete não é tarefa das mais difíceis, e pode ser uma atividade bem divertida para um fim de semana com as crianças. A sorveteira ajuda bastante, mas se não tem uma em casa (aqui no Brasil até os equipamentos mais simples ainda são caros), é possível fazer sorvete do mesmo jeito.

No meu site Crianças na Cozinha , já publiquei várias receitas  testadas: tem sorvete de iogurte com frutas , de pera , de baunilha , de amêndoas , de abacaxi , de coco , de chocolate , de pêssego  e de iogurte , entre muitos outros . Todos caseiros de verdade, deliciosos de verdade e saudáveis de verdade.

A culinarista Pat Feldman tira dúvidas sobre alimentação infantil
Digulgação
A culinarista Pat Feldman tira dúvidas sobre alimentação infantil

Você pode preparar a massa do sorvete e servir em bolas, mas também pode congelar em copinhos com palito e produzir deliciosos picolés. Confira as minhas receitas  ou use a imaginação e crie o seu próprio sabor.

* Pat Feldman é culinarista e criadora do Projeto Crianças na Cozinha , que traz receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas "A Dor de Cabeça Morre Pela Boca", escrito em parceria com seu marido, o médico Alexandre Feldman. Na coluna “Cozinha com Crianças”, ela fala sobre gastronomia infantil.

Envie dúvidas e sugestões para criancasnacozinha@gmail.com

Veja ainda:
O que servir de lanche para as crianças

Os benefícios dos iogurtes e outros probióticos

>>> Curta a página do Delas no Facebook e siga o @Delas noTwitter <<<

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.