Conversar com o pediatra sobre o que a criança consegue ou não fazer é a melhor maneira de avaliar seu desenvolvimento

Estabelecer comparações entre seu filho e outras crianças da mesma idade porque as mães gabam-se de um suposto “desenvolvimento acelerado” de seus filhos ou sentir-se diminuída porque outras crianças parecem evoluir mais rápido que a sua é um dos piores erros que uma mãe pode cometer. “Cada criança tem um tempo de desenvolvimento”, explica a pediatra Amira Consuelo, do Departamento de Pediatria do Comportamento da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

>> Veja outras dúvidas das mulheres quando viram mães

“Existem diversas escalas mostrando as habilidades da criança de acordo com sua faixa etária
Thinkstock/Getty Images
“Existem diversas escalas mostrando as habilidades da criança de acordo com sua faixa etária", explica pediatra

Ela recomenda que, durante as consultas de puericultura, os pais conversem com o pediatra sobre o desenvolvimento da criança, seu comportamento, linguagem e habilidades. “Ele irá verificar, baseado nas informações colhidas e no que for observado, se o bebê está evoluindo bem”, continua.

Leia ainda: Os marcos do desenvolvimento infantil

“Existem diversas escalas mostrando as habilidades da criança de acordo com sua faixa etária. A Caderneta da Criança do Ministério da Saúde mostra algumas dessas habilidades”, explica Amira.

Assim, deve-se dar atenção a tais escalas e manter a paciência dentro de cada uma deles, mesmo que seu filho apresente o desenvolvimento esperado mais próximo do final do intervalo. “O que não pode é extrapolar aquele tempo em que a maioria das crianças da idade adquiriu determinada habilidade e não fazer nada”, diz Amira. Se esse for o caso, o pediatra encaminhará a criança para o tratamento adequado. Antes disso, nada de desespero.

>> MAIS: Substância presente em peixes e algas pode deixar seu filho mais inteligente. Veja, na galeria abaixo, alimentos que contêm essa substância:

Leia também:
Guia do Bebê: dicas e cuidados com o bebê desde o nascimento até o 1º ano
Conceitos fundamentais da educação do seu filho explicados de A a Z
100 Brincadeiras: encontre a ideal para fazer com seu filho

>>> Curta a página do Delas no Facebook e siga o @Delas noTwitter <<<

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.