Investir em itens simples e divertidos beneficia desenvolvimento infantil. Veja ideias para fazer em casa hoje mesmo

Que tal montar uma banda com as tampas e panelas da cozinha?
Getty Images
Que tal montar uma banda com as tampas e panelas da cozinha?

Brincar é fundamental e permite que a criança aproveite o aspecto lúdico que só a infância tem. A atividade ajuda, inclusive, no desenvolvimento intelectual e físico dos pequenos.

Mas será que qualquer objeto pode virar brinquedo e desempenhar um papel importante na rotina das crianças? A boa notícia é que sim! Inclusive os itens que possuem menos inovações tecnológicas e podem ser criados em casa, pelas próprias crianças. ( Veja, na galeria de fotos ao final da página, opções de brinquedos caseiros).

Uma caixa de papelão sem uso pode se transformar em qualquer brinquedo. Foguete, carrinho, casa de bonecas ou até as “paredes” de uma cabana. Com uma tampa de panela e uma colher de pau é possível formar uma banda. Diversão garantida por horas. Tudo depende da criatividade e da liberdade que as crianças têm em casa.

“A criatividade, a fantasia e o brincar permitem que os filhos externem as emoções. O melhor é que eles tenham a oportunidade de elaboração daquele brinquedo. Se você dá algo pronto, esse processo é interrompido”, explica a neuropsicóloga Beatriz Azevedo.

Para a experiência ser completa, os pais precisam separar um tempo todos os dias para dividir o momento da criação e da brincadeira com os pequenos. “Quando todos brincam juntos, acabam se conhecendo melhor e possibilitando uma aproximação. Não precisa ser o dia inteiro. Alguns minutos já são extremamente ricos para o desenvolvimento da criança”, aconselha a psicóloga infantil Rachel Netto.

Segundo a especialista, o único cuidado que os adultos precisam tomar é em relação à segurança dos utensílios. Tesouras, sacos plásticos e pequenos objetos devem ficar longe do alcance das crianças menores. Veja, na galeria abaixo, ideias para colocar em prática hoje mesmo:

Leia também:
100 brincadeiras: encontre a ideal e faça com seu filho
A importância do brincar

>>> Curta a página do Delas no Facebook e siga o @Delas noTwitter <<<

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.