Uma boa noite de sono é essencial para a saúde e para o bom desenvolvimento infantil. Veja dicas e orientações que podem ajudar seu filho a dormir melhor

Noites mal dormidas fazem parte da rotina de qualquer pai e mãe, principalmente quando os filhos são pequenos. Mas especialistas garantem que alguns hábitos podem melhorar a qualidade do sono das crianças.

Hábitos como dormir cedo ou deixar o ambiente calmo podem melhorar o sono das crianças
Getty Images
Hábitos como dormir cedo ou deixar o ambiente calmo podem melhorar o sono das crianças

Selecionamos diversas matérias com orientações importantes que podem ajudar seu filho a dormir a noite toda. Confira:

Cinco passos para a noite de sono perfeita
Para as crianças, dormir bem é duplamente importante. Além de manter o relógio biológico ajustado, o sono infantil é essencial para o crescimento. E também para que os pais não percam o próprio sono. Mas como regular o sono do seu filho?

7 dicas para melhorar o sono de seu filho
Para evitar que seu filho, seja ele bebê ou já mais crescidinho, tenha problemas na hora de dormir, você precisa impor algumas regras e hábitos simples. O pediatra Leonardo Posternak, membro do Departamento de Pediatria do Hospital Israelita Albert Einstein e co-autor do livro "E agora, o que fazer? - A difícil arte de criar os Filhos" (Editora Ágora), e a psicóloga Renata Kraiser, autora do livro “O Sono do meu Bebê” (CMS Editora), dão dicas essenciais sobre o assunto.

Seis erros na rotina das crianças que atrapalham o sono
Quando o recém-nascido chega em casa, os pais já estão sabem que terão muitas noites mal dormidas pela frente. “Até os seis meses de idade, é natural o bebê acordar uma ou mais vezes durante a madrugada, com fome ou cólicas. Faz parte do desenvolvimento de todo ser humano”, justifica Gustavo Moreira, pediatra pesquisador do Instituto do Sono. O que consola os adultos despertados pelo choro infantil é saber que essa fase deve acabar antes do primeiro aniversário.

Seis razões para seu filho dormir cedo
Ao dizer que “criança que dorme cresce mais”, a sabedoria popular acertou. Mas faltou dizer que dormir bem e acordar cedo ajuda crianças e adolescentes a crescer bem, prevenir a obesidade e até lidar melhor com frustrações. Especialistas listaram seis razões para começar uma rotina e colocar disciplina na hora de dormir do seu filho. Confira o que dormir cedo pode fazer pelo seu filho.

Por que você pode (e deve) fazer seu filho dormir bem
Conversamos com o médico Derblai Sebben, que estudou Ritmos Biológicos na USP (Universidade de São Paulo) e Medicina do Sono na UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), para saber quais são os principais erros que os pais cometem em relação ao sono dos filhos. Deixá-los acordados até tarde, não manter horários de rotina e supor que a criança não dorme "porque é assim mesmo" estão entre os maiores enganos. Mas o pior dos problemas é deixar a criança dormir menos do que precisa - e elas precisam de muitas horas de sono por dia. Confira.

Hora certa para ir dormir pode influenciar comportamento das crianças
Ter hora certa para dormir pode garantir mais do que uma boa noite de sono para as crianças e seus pais. Uma nova pesquisa britânica aponta que esse hábito pode fazer a diferença para o bom comportamento infantil.

Leia também:
Educação de A a Z: entenda tudo sobre bronca, rotina e outros conceitos
Veja o significado do nome do seu filho

>>> Assine a newsletter do Delas , curta nossa página no Facebook e siga o @Delas noTwitter <<<

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.