Elogiar a criança e oferecer pequenas recompensas quando ela não está chupando o dedo são atitudes que podem ajudar seu filho a acabar com o hábito

NYT

Academia Americana de Pediatria divulga dicas de como os pais podem ajudar os filhos a parar de chupar o dedo
Thinkstock/Getty Images
Academia Americana de Pediatria divulga dicas de como os pais podem ajudar os filhos a parar de chupar o dedo

Se a criança estiver pronta para parar de chupar o polegar, há algumas coisas que os pais podem fazer para facilitar esse período de transição. A Academia Americana de Pediatria divulgou sugestões de como agir:

- Elogie seu filho e ofereça pequenas recompensas quando ele não está chupando o polegar

- Encontre coisas divertidas para distrair a criança que suga o polegar de tédio

- Fale com o pediatra da criança ou com o dentista sobre quaisquer problemas com os dentes ou paladar do seu filho. Alguns dispositivos podem ser colocados na boca, o que torna desconfortável para sugar o polegar.

- Converse com seu filho sobre como abandonar o hábito. Se ele parecer assustado ou estressado pela perspectiva de parar de chupar o dedo, não o pressione.

- Evite punições, falando asperamente ou recriminando seu filho sobre esse hábito.

>> Além de abandonar o hábito de chupar o dedo, veja como auxiliar as crianças a largar a chupeta, parar de usar fraldas e deixar de usar a mamadeira:

- Como ajudar seu filho a largar a chupeta
O ideal é que a chupeta vá saindo da vida da criança aos poucos, substituída por outros interesses e novos recursos para distraí-la e acalmá-la. Mas como esse processo não se dá de forma natural em todas as famílias, os profissionais sugerem alternativas para eliminar o hábito quando a criança completa dois anos de idade.

- Fraldas, mamadeira, chupeta: existe idade certa para largar?
Desde que recebem a notícia da gravidez os pais se preocupam com as épocas certas para o desenvolvimento de seus bebês. Depois do parto, a preocupação se transforma em milhares de dúvidas: será que se ele sair das fraldas depois dos dois anos é muito tarde? Será que sou uma boa mãe ao tirar a chupeta da minha filha tão cedo? Será que pode usar mamadeira até os três anos? E dormir sozinho, a partir de quando?

- Os 10 erros mais comuns na hora de tirar a fralda das crianças
Retirar a fralda das crianças é um processo que exige muita paciência dos pais. Algumas levam poucas semanas para aprender a usar o banheiro, enquanto outras podem demorar até seis meses e demandar atenção maior. “O desfralde não é meramente um treinamento mecânico, pois envolve a parte psicológica da criança, algo vincular”, afirma a pediatra Anna Julia Sapienza, do Hospital Infantil Sabará (SP).

>>> Assine a newsletter do Delas , curta nossa página no Facebook e siga o @Delas noTwitter <<<

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.