Confira as instruções da nutricionista Simone Costa para as etapas da passagem do aleitamento materno exclusivo para a alimentação sólida do bebê

* Leia:  Como introduzir alimentos sólidos na dieta do bebê

De 6 a 8 meses

Manhã (entre 6h e 7h): leite materno
Intervalo (9h): suco de fruta
Almoço (meio-dia): papa salgada
Lanche (15h): papa de fruta ou leite materno
Jantar (18h): papa salgada ou leite materno
Noite (entre 19h e 20h): leite materno

De 9 a 11 meses

Manhã (entre 6h e 7h): leite materno
Intervalo (9h): papa de fruta
Almoço (meio-dia): papa salgada
Lanche (15h): papa de fruta ou leite materno ou sopinha de leite com pão
Jantar (18h): papa salgada
Noite (entre 19h e 20h): leite materno

Com um ano de idade

Manhã (entre 6h e 7h): leite materno ou de vaca
Intervalo (9h): suco de fruta
Almoço (meio-dia): papa salgada ou refeição básica (sólida) da família
Lanche (15h): papa de fruta ou leite materno ou de vaca ou sopinha de leite com pão
Jantar (18h): papa salgada ou refeição básica (sólida) da família
Noite (entre 19h e 20h): leite materno ou de vaca

* Frutas para suco ou papa
Devem ser usadas as frutas in natura, evitando sucos de caixinha (adoçados artificialmente) ou polpas congeladas. O suco pode ser feito espremendo ou liquidificando a fruta. Já a papa é a fruta amassada ou raspada.

Sugestões: laranja maçã, mamão, pera, melão e uva, isoladamente ou misturadas.

* Papa salgada
É o resultado da mistura de cereais (arroz, aveia, milho), tubérculos ou raízes (batata, mandioquinha, cenoura, beterraba, mandioca, nabo), carnes (bovina, aves, peixes e vísceras, especialmente o fígado), ovos, verduras e legumes (brócolis, repolho, tomate, espinafre, couve-flor), de acordo com a preferência da mãe e disponibilidade dos ingredientes nas estações do ano. Todos devem ser cozidos e amassados. Não é necessário temper

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