Pesquisa apontou ainda que 54% das crianças no Brasil contam com perfil em rede social; índice é mais que o triplo da média mundial, de 16%

Uma pesquisa revelou que praticamente toda criança brasileira com idade entre 6 e 9 anos está online. Além disso, mais da metade tem o seu próprio perfil no Facebook. O projeto foi realizado pela empresa de cibersegurança AVG com mães e pais conectados de nove países além do Brasil.

De acordo com pesquisa, a maioria (40%) dos pequenos brasileiros gasta entre duas e cinco horas online, 27% ficam conectados entre cinco e dez horas e 16% ultrapassam dez horas
Getty Images
De acordo com pesquisa, a maioria (40%) dos pequenos brasileiros gasta entre duas e cinco horas online, 27% ficam conectados entre cinco e dez horas e 16% ultrapassam dez horas



A presença online brasileira é marcante, mas acompanha a média mundial de uso de internet na mesma faixa etária, de 89%, segundo o estudo. O Brasil ganha larga vantagem, no entanto, no quesito interatividade no Facebook. Os pequenos brasileiros (54%) são mais que o triplo dos internautas dos demais países (16%), apesar de a rede estabelecer idade mínima de 13 anos. O estudo nacional foi divulgado na última semana de janeiro e o balanço global da empresa tem lançamento previso para o dia 3 de fevereiro.

Mais de dez horas online

Ainda de acordo com o levantamento - resultado de entrevistas realizadas no final do ano passado - a maioria (40%) das crianças brasileiras gasta entre duas e cinco horas online, enquanto 27% ficam conectadas entre cinco e dez horas e 16% ultrapassam dez horas. Nos EUA, o último grupo fica em 12%.

A pesquisa ainda questionou o que leva os pais a compartilharem fotos dos seus filhos na internet. As principais motivações brasileiras foram: dividir com amigos e família, anunciar uma ocasião e eternizar o momento para que os filhos possam ver no futuro.

Os resultados apontam ainda que o cenário não irá mudar nas próximas gerações no País. Crianças entre três e cinco anos já sabem ligar um computador ou tablet (76%), jogam online (73%), sabem abrir um navegador (42%) e conseguem utilizar um smartphone (42%).

Veja também:
Crianças X computadores: benefícios e males da era tecnológica
Falando com as crianças sobre pornografia na internet
Como compartilhar fotos dos seus filhos com segurança

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.