A partir dos sete anos, comemoração ao lado de amigas selecionadas e com “parabéns a você” da família é alternativa para apagar as velinhas de um jeito diferente

Em vez do buffet cheio de brinquedos e enfeites, um estúdio fotográfico e todas as atenções voltadas para a aniversariante e suas convidadas: é tendência entre as meninas a partir de sete anos abrir mão das grandes festas e comemorar o aniversário com uma sessão de fotos ao lado das melhores amigas. Da família, só os pais e irmãos participam, na hora do “Parabéns a você”.

A estudante Amanda Cansian, de 14 anos, comemorou seu 12º aniversário desta forma, e sua mãe, a arquiteta e personal organizer Miriam, já planeja a volta ao estúdio para a celebração dos 15 – ideia aprovadíssima pela garota. “São mudanças muito grandes entre a infância, a pré-adolescência e a adolescência. Não se passaram nem três anos ainda, mas ela está em outro momento, com outra postura. Acho bacana registrar e dar a ela essa experiência linda e divertida”, justifica Miriam.

Embora tenha precisado deixar algumas amigas de fora, porque havia o limite de 12 meninas para a sessão – “Eu convidaria mais gente, as que não foram ficaram chateadas, mas fazer o quê? Se tem um número máximo, é isso e pronto” -, Amanda só tem boas recordações da tarde que passou no estúdio. “O mais legal foi ser paparicada, ter alguém para fazer meus cabelos, me maquiar. A fotógrafa orientava direitinho o que tínhamos que fazer, estávamos todas à vontade, nos divertimos muito. Foi o máximo”, lembra.

Inspire-se com 100 mesas decoradas de aniversário infantil

Enquanto elas faziam a farra diante da câmera, Miriam assistia a tudo emocionada. “É um momento em que a gente olha a criança por um outro ângulo, nota que ela está crescendo e tem uma expressão própria”, relata.

Uma grande festa para a família e um número maior de amigos não fez falta, garantem mãe e filha. “Sinceramente, não haveria necessidade. Fizemos uma reunião em casa no dia do aniversário dela, para cantar ‘Parabéns’ e comer bolo com os parentes mais próximos”, afirma Miriam. Amanda concorda e complementa: “Na minha festa no estúdio, eu estava com as minhas melhores amigas, meus pais e meu irmão mais novo [o mais velho estava fora do país]. O que mais eu poderia querer?”.

Pato, joaninha e aranha: aprenda a fazer doces temáticos para festa infantil

Cada convidada ganhou um CD com uma seleção de fotos e Amanda recebeu um CD mais completo. O destino das imagens? Porta-retratos na casa da família, lembranças para alguns parentes e redes sociais. “Gosto de rever de uma em uma sempre”, diz a aniversariante.

Acessórios, brincadeiras e muitas poses

Diferentemente das festas que acontecem em buffets e salões, as comemorações com sessões de fotos têm como cenário o próprio estúdio. Na hora do “Parabéns” entra em cena uma mesa com bolo decorativo, doces e o que mais as mães e as aniversariantes quiserem acrescentar. As meninas levam roupas pretas, brancas e uma ou outra peça colorida para dar um realce nos visuais; maquiagem, cabelos, acessórios e trilha sonora ficam por conta dos fotógrafos.

Valores e produtos finais variam de profissional para profissional, mas em geral o ensaio dura de três a quatro horas (a última meia hora é para cantar “Parabéns” e apagar as velinhas), com custo inicial próximo de R$ 3 mil (valor apurado em novembro de 2013). As convidadas – sempre pouco mais de dez meninas – costumam ganhar um CD com 20 fotos. A aniversariante fica com uma seleção das 70 ou 80 melhores imagens da festa. Álbuns impressos são opcionais.

Festa em estúdio: meninas a partir de sete anos comemoram tirando fotos com os amigas
Shirly Glikas
Festa em estúdio: meninas a partir de sete anos comemoram tirando fotos com os amigas

“O ensaio todo pode render até mil fotos”, conta a fotógrafa Fernanda Sá, que começou a fazer festas de aniversário em seu estúdio, em São Paulo, em 2009. “É muita ação: elas já chegam cheias de ideias de fotos com abraços, pulos, caras e bocas. A gente dirige, mas as garotas sabem exatamente o que fazer, de acordo com o jeito do grupo”.

A fotógrafa Shirly Glikas, que se especializou em festas no estúdio nos últimos cinco anos, ressalta que, independentemente da idade, aniversariante e convidadas entram no clima de brincadeira assim que veem os acessórios que poderão usar “É um público que gosta de ser alguém diferente durante aquelas horas. Mesmo as mais velhas, de 14 e 15 anos, não chegam com pose de modelo, querendo ser sensuais. Em grupo, para comemorar, elas querem é se divertir mesmo”, afirma.

Uma grande preocupação das profissionais é adequar produção e estilo das fotos à idade das meninas. “As menores, de sete e oito anos, gostam de enfeites mais espalhafatosos, chamativos, enquanto as pré-adolescentes e as adolescentes preferem adereços mais ‘clean’”, diz Fernanda. Shirly sempre prepara uma surpresa para as fotografadas. “Converso com a aniversariante antes, para entender o jeito de quem vem, e assim consigo colocar elementos inéditos de acordo com esse perfil”.

O resultado deixa todos felizes, principalmente as mães. De acordo com Fernanda, “elas curtem ficar com um book bem pontual das filhas”. Miriam não esconde a corujice: “Disponibilizo as fotos para toda a família, vejo e revejo. É uma opção fantástica para registrar o aniversário e a idade das meninas, porque elas mudam muito rápido nesta fase”.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.