Mãe e empreendedora, Lênia Luz fala sobre a palavra-chave para as mulheres que se dividem entre a maternidade e os negócios no ano que se inicia

Lênia Luz: delegar é a palavra para crescer em 2014
Divulgação
Lênia Luz: delegar é a palavra para crescer em 2014

Dia desses me foram feitas algumas perguntas sobre o empreender e a maternidade, como conciliar estes dois papéis na vida e que conselhos daria às mães empreendedoras como eu. Bem, digo a vocês que esta tarefa de conciliar papéis é algo que aprendo a cada dia, e entendo que em 2014 vou aprender mais.

Leia também: como a internet mudou a maternidade

Tenho quatro filhos, cada um em uma fase bem distinta, entre 4 a 23 anos. Tenho duas empresas e passo muito tempo viajando por conta das mesmas.

Vitor, o caçula de quatro anos, acompanha a mim e meu marido (que também é meu sócio) nas viagens, o que faz com que tenhamos que administrar nossos compromissos junto aos cuidados com ele. Com os mais velhos, faço uso da internet para saber como estão, trocar ideias e participar da vida deles mesmo à distância.

Delegar não significa "delargar". Exige de nós supervisão, um olhar amoroso, responsável e orientação

Sendo assim, uma das perspectivas para você, mãe empreendedora que me lê, é: aprenda a delegar e use o tempo a seu favor.

Nós mulheres temos uma dificuldade enorme em delegar, em permitir que o outro faça algo que não damos conta e, portanto, nos cansamos muito, nos cobramos demais e reclamamos em igual proporção. Para que sua empresa cresça e sua vida pessoal seja mais feliz, delegue. Delegue as tarefas de casa, delegue as tarefas da empresa que não precisam necessariamente de sua atuação, delegue à escola de seus filhos o que é dela e não de sua responsabilidade.

Delegar é uma boa perspectiva quando vemos que com esta ação iremos desenvolver potenciais em nós e nas pessoas que estão ao nosso redor.

Leia também: ficar em casa ou voltar ao trabalho depois do bebê?

Mas lembre-se: DELEGAR não significa “DELARGAR”. Exige de nós uma supervisão, um olhar amoroso, responsável e orientação para com aquele que foi escolhido para realizar a tarefa.

Ao delegarmos, crescemos. Crescemos como pessoas, crescemos como empreendedoras, crescemos como mães e crescemos como mulheres. O mundo precisa cada vez mais de cooperação e a delegação é um caminho para que esta cooperação aconteça de forma harmoniosa.

Em tempo: 2014 é ano de Copa e de eleições, certo? Não nos limitemos a achar que será um ano difícil demais ou festejado demais. Porém será um ano onde o mundo estará olhando para nosso país. Que tenhamos consciência para fazer a nossa parte dentro de nossas famílias e nas empresas em que atuamos, mostrando ao mundo que o Brasil também é um país preocupado em crescer de maneira honesta, delegadora e que impacte social e economicamente muitas outras pessoas.

* Lênia Luz é empreendedora, fundadora e CEO do Empreendedorismo Rosa . Diretora Executiva da Aurelio Luz Franchising & Varejo. Fonoaudióloga, psicomotricista e arteterapeuta. Especialista em comunicação humana, em microfranquias pelo Instituto Tomodati/BID, em Empreendedorismo pela FGV/Goldman Sachs, através do Projeto “10.000 Women”. Certificada pela IFA.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.