Na cidade, no campo ou na praia, em ambiente fechado ou ao ar livre, pais devem aproveitar o período para os pequenos praticarem atividades físicas e se divertirem muito

As férias de verão são as mais amadas pelas crianças: além de não ter horários escolares, o clima colabora para que elas possam brincar à vontade. Para que elas gastem bastante energia, o melhor a fazer é tirá-las da frente da TV, do computador ou do smartphone e incentivar as atividades físicas, individualmente ou em grupo.

A estação é ideal para brincadeiras e atividades ao ar livre ou mesmo em casa
Getty Images
A estação é ideal para brincadeiras e atividades ao ar livre ou mesmo em casa


“As crianças de hoje estudam muito, têm muitos cursos extracurriculares e acabam ficando até estressadas. O período de férias é bom para fazer atividades descontraídas, sem regras e horários, para extravasar mesmo”, afirma Marcelo Mancini, coordenador de esportes da Bem Me Quer Sports .

Luciane Christmann, proprietária da Gym Kids by Lu , destaca que “esta é uma boa época para as crianças aprenderem a nadar e a surfar, e também para andar de bicicleta, porque o clima ajuda” e recomenda: “Qualquer que seja a atividade, os pais devem procurar participar e ficar atentos ao bem-estar dos filhos”.

O bem-estar inclui a segurança (não esqueça de acessórios como joelheira e capacete em modalidades mais propensas à queda - andar de bicicleta e de skate, por exemplo), proteção contra os raios solares e atenção à nutrição infantil. “É preciso estar bem alimentado para praticar as atividades, assim como é importante repor a energia gasta com uma boa alimentação e bastante líquido”, orienta Ricardo Steinle de Moraes, gerente geral da Fundação Acampamento Paiol Grande e graduado em Parques, Turismo e Recreação pela Western Illinois University (EUA).

Confira na galeria 22 atividades que os três especialistas recomendam para as crianças se divertirem e gastarem bastante energia até fevereiro.

Veja mais

Guia com 100 ideias de brincadeiras
31 ideias para se divertir sem gastar muito
A importância do brincar


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.