Bárbara Evans, Luan Santana e Anitta popularizaram seus nomes entre os pais; Sophia e Miguel continuam sendo os campeões de preferência

Bárbara, de Bárbara Evans, foi um dos nomes de menina que mais cresceram no ranking
Claudio Augusto/Photo Rio News
Bárbara, de Bárbara Evans, foi um dos nomes de menina que mais cresceram no ranking

Apesar de Sophia e Miguel ainda serem os campeões na preferência dos pais na escolha do nome dos filhos em 2013, como aponta pesquisa feita pelo BabyCenter, ídolos pop tiveram grande influência no ranking deste ano.

Bárbara, de Bárbara Evans, que foi vencedora do programa "A Fazenda" da TV Record, foi um dos nomes de menina que mais cresceram no ranking. Luan Santana também viu seu nome entrar pela primeira vez na lista dos 100 nomes de menino mais usados. Além deles, a banda Restart emplacou alguns nomes de seus integrantes: Thomas, que fez um enorme sucesso no ranking, e Pedro, que chegou ao quinto lugar.

Presente consistentemente nas paradas musicais, a funkeira Anitta contribui para Anita – que ficou em 105º no ranking - ser o nome dado a 92% mais meninas em 2013 em comparação com o ano anterior. O levantamento dos nomes da moda no Brasil é feito com base no cadastro no BabyCenter Brasil de 69.295 bebês nascidos em 2013.

>> Especial traz significado de mais de 1000 nomes para o bebê

De acordo com a pesquisa, Alice e Davi avançam rápido e podem chegar à liderança nos próximos anos. Bernardo e Valentina também estão em alta: entraram pela primeira vez na lista dos dez nomes mais escolhidos. Bernardo ficou em oitavo entre os meninos e Valentina, em novo entre as meninas.

Neymar e papa Francisco

O jogador de futebol Neymar continua fazendo sucesso nas maternidades. O nome de seu filho, Davi Lucca, foi o que mais cresceu em 2013, subindo 27 posições, chegando à 60ª colocação. Neymar também promoveu o nome da namorada, Bruna Marquezine: Bruna subiu 14 posições na preferência dos pais.

Segundo os pesquisadores, nem o papa Francisco, que assumiu o pontificado após a renúncia de Bento 16, fica fora do ranking. Seu nome subiu do 59º lugar para 52º. Bento, por sua vez, caiu 65% em termos absolutos, ficando na 170ª posição.

Sobrenome

A pesquisa do BabyCenter também revela que as avós fazem pressão na hora de decidir o sobrenome do bebê, principalmente as do lado materno (38%). A reclamação tem razão de ser: em pelo menos 50% dos casos, de acordo com as entrevistadas, é justamente o sobrenome delas que fica de fora da certidão de nascimento do bebê. E muitos pais ainda inventam um sobrenome do zero para criar uma nova tradição, segundo a pesquisa.

Confira os nomes mais populares em 2013:

Meninas:
1º - Sophia
2º - Julia
3º - Alice
4º - Manuela
5º - Isabella

Meninos:
1º- Miguel
2º - Davi
3º- Arthur
4º - Gabriel
5º - Pedro


Leia também:
Como escolher o nome do seu filho?
O que determina o nome do seu filho
Mães tatuam nome dos filhos como forma de homenagem

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.