Em vários modelos, ele pode ser confeccionado em casa e trabalha tanto disciplina quanto noção de passagem do tempo na expectativa infantil pela noite do nascimento de Jesus

Os diversos tipos de panetone espalhados por todos os supermercados e as decorações com Papai e Mamãe Noel, duendes e brilhantes árvores nos shoppings são um lembrete constante de que o Natal se aproxima. Dentro de casa, os pais podem envolver as crianças na espera pela comemoração com um calendário do advento - período religioso de reflexão, paz, fraternidade e expectativa pela chegada do filho de Deus.

De origem luterana alemã no século 19 (consta que o primeiro foi feito em 1851), o calendário promove, a partir de 1º de dezembro, a contagem regressiva até o dia 24 do mesmo mês, véspera da data do nascimento de Jesus Cristo.

Atualmente, a tradição independe da religião. “Na Alemanha, tanto famílias protestantes quando católicas fazem seus calendários do advento hoje em dia. Quando os confeccionamos na escola, queremos que a alegria das crianças na espera pelo Natal contagie os adultos de sua casa”, afirma Mariane Bischof, coordenadora do ensino infantil do Colégio Humboldt, que todo ano reúne os alunos e seus pais para explicar os conceitos e promover uma oficina de confecção dos calendários. As peças são levadas para casa.

De origem luterana alemã, a tradição de fazer o calendário do advento independe  da religião hoje em dia
Getty Images
De origem luterana alemã, a tradição de fazer o calendário do advento independe da religião hoje em dia

Idade ideal

A melhor fase para começar a estimular a criança a manipular o calendário do advento em casa é entre dois e quatro anos. Além de ser divertido e ensinar a parte religiosa do Natal, ele ajuda no desenvolvimento e no amadurecimento.

“É um bom treinamento para a disciplina, porque apenas uma janela ou compartimento pode ser aberto por dia. Mesmo que a curiosidade seja enorme, a criança sabe que estragará a contagem regressiva se quebrar essa regra”, explica Dirk Vogt, diretor do nível 1 do currículo bilíngue do Colégio Visconde de Porto Seguro (SP), que também promove a confecção das peças anualmente.

Leia também:
Criança deve acreditar em Papai Noel? Estenda a bondade para o resto do ano

Vogt ainda aponta outros benefícios do calendário do advento: “A passagem do tempo é entendida de maneira prática e fica mais fácil trabalhar a ansiedade infantil em relação à chegada do Natal, porque é possível ver nos espaços abertos e fechados do calendário quanto falta para a noite de festa”.

Modelos variados

O modelo mais tradicional de calendário do advento é feito com duas cartolinas sobrepostas. Na de cima são cortados os contornos de 24 janelas, numeradas de 24 a 1, e na de baixo são coladas imagens relacionadas ao Natal que poderão ser vistas quando as janelas forem abertas. A criança abre uma por dia, em ordem decrescente, e consegue perceber de forma palpável a proximidade do Natal.

De alguns anos para cá, modelos alternativos do calendário têm sido adotados pelas famílias. Em comum, eles têm os compartimentos numerados de 24 a 1, onde são colocados itens relacionados à festividade ou pequenos agrados para as crianças. Os mais populares são:

. Um pedaço retangular de tecido com bolsos costurados;
. Varal com meias ou envelopes pendurados;
. Caixinhas dispostas em formato de árvore de Natal, com as aberturas viradas para a frente;
. Saquinhos com as bocas amarradas por uma fita presos a um pedaço de tecido
* (Veja outras sugestões de modelos na galeria de fotos acima)

Significado espiritual

É importante lembrar que, por ter um significado espiritual, o calendário do advento não deve ser usado de forma materialista pela família, colocando um presente para a criança em cada compartimento, por exemplo. “O melhor aspecto do calendário é pais e filhos se unirem em torno de uma tradição não comercial de Natal”, diz Vogt.

Para proporcionar sempre uma surpresa feliz para os pequenos, os pais devem caprichar nas variações, mas nada impede que ocorra uma ou outra repetição. Algumas sugestões simples de o que a criança pode encontrar no calendário do advento de formato alternativo: um enfeite para ser pendurando na árvore de Natal, um desenho que faça alusão ao nascimento de Jesus, uma foto da família em um Natal passado, um doce que não vá estragar durante a contagem regressiva (chocolate, por exemplo), um saquinho de frutas secas e um pequeno cartão de Natal.

Veja ainda:
Especial Educação de A a Z: conceitos fundamentais da educação do seu filho
100 brincadeiras: encontre a ideal e faça com seu filho
Descubra o significado do nome do seu filho

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.