Imagens mostram o desenvolvimento físico e emocional das crianças ao longo dos primeiros 12 meses de vida

Que pai não gostaria de eternizar cada descoberta do seu bebê, como a primeira vez que vê o mar ou os primeiros passinhos? Pois é justamente essa a proposta de um tipo de ensaio fotográfico focado nos 12 primeiros meses de vida da criança. Conhecido como “Livro do Primeiro Ano do Bebê” ou “Acompanhamento do Primeiro Ano”, o álbum procura reunir imagens que retratem tanto o crescimento físico quanto cognitivo e emocional dos pequenos modelos.

Especialista neste tipo de ensaio, a fotógrafa Fernanda Marqui faz quatro encontros trimestrais com os clientes. No primeiro trimestre, quando o bebê é ainda bem pequeno, as fotos são tiradas dentro de casa. No segundo, os ensaios têm como pano de fundo a casa de algum parente, como os avós. No terceiro, é o momento de registrar um passeio.

“Costumamos fazer um piquenique ou uma viagem à praia. É o primeiro momento em que a criança participa de um passeio. É uma ótima oportunidade para captar reações espontâneas diante do desconhecido”, explica Fernanda. O último ensaio é a cereja do bolo, literalmente. Conhecido como “smash the cake” (ou esmagando o bolo, em português), a fotógrafa comenta que esse ensaio normalmente é feita no mês do primeiro aniversário do bebê. Trata-se de colocar um bolo na frente da criança e deixar que ela brinque e se suje, enquanto vários cliques são tirados.

Veja também:
Como fotografar o bebê recém-nascido
Smash the Cake: Crianças destroem bolo de aniversário e se divertem
Dez dicas para fotografar seu bebê

“O interessante do acompanhamento não é apenas registrar a primeira papinha, mas os pequenos detalhes que acabam acontecendo pela primeira vez e estimulam o bebê a fazer coisas divertidas”, comenta. No fim, os pais podem escolher entre ter um álbum para cada sessão ou um com fotos das sessões misturadas.

Fotos também podem ser usadas na retrospectiva de um ano do bebê
Kátia Rocha
Fotos também podem ser usadas na retrospectiva de um ano do bebê

Roteiro agendado

Já Kátia Rocha, fotógrafa especialista em ensaios com recém-nascidos, cujas fotos são tiradas até o 15° dia de vida do bebê, tem uma abordagem diferente do Livro do Primeiro Ano. A câmera de Kátia segue um roteiro previamente agendado com os pais e tira uma série de fotos do bebê, mês a mês, até o primeiro aniversário. Ela conta que, para cada mês, existe uma espécie de história a ser contada.

“No primeiro mês, focamos mais nos detalhes do contato da mãe com o bebê. Como ele não interage muito, é mais um registro do carinho da mãe. No segundo, mostramos detalhes do quarto, da decoração, do bebê no berço. No terceiro encontro, registramos a hora do banho, com a banheirinha e os brinquedos”, comenta Kátia.

A partir do quarto mês, quando a criança interage mais com o mundo ao redor, as sessões começam a variar a locação e as atividades. Uma técnica que a fotógrafa utiliza é a de focar no que está chamando a atenção: o dente que está nascendo ou a suspeita de alguns passos. “Depois, eu peço para a mãe selecionar as fotos para fazer a montagem que ela mais gostou. Esse ensaio também é bacana para fazer uma retrospectiva no aniversário de um ano. Já tem todo o material guardado”, explica a fotógrafa.

Para tirar as fotos, Kátia vai até a residência dos pais ou, se preferirem, faz as fotos no estúdio. Depois do oitavo mês, ela começa a fotografar o Smash the Cake. “Eu prefiro fazer à partir do oitavo mês porque antes as crianças não têm contato com esse tipo de alimento. Com essa idade, ela começa a brincar com as texturas e se maravilha com as cores fortes do bolo. É uma diversão para a criança e um fascínio para a mãe”, comenta. E qual é a motivação de Kátia para fazer tudo isso? “Eu também sou mãe, já passei por isso e não registrei. Faço com os meus clientes o que eu gostaria de ter feito com meus filhos”, lembra.

Leia ainda:
Sugestões de bolos para ensaio fotográfico "smash the cake"
45 ideias de bolos para festas infantis
10 projetos de festas para meninos
14 projetos de festas para meninas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.