Conheça a história de Andréa Guimarães, a decoradora e organizadora de aniversários infantis preferida dos ricos e famosos

Andréa faz mais de 40 eventos por mês com a ajuda de 12 funcionários fixos e outros 30 eventuais
Patrícia Moraes
Andréa faz mais de 40 eventos por mês com a ajuda de 12 funcionários fixos e outros 30 eventuais

Dona de um currículo repleto de megafestas para filhos de celebridades como Faustão, Adriane Galisteu, Rodrigo Faro, Luciana Gimenez, Roberto Justus e muitos outros, a decoradora e organizadora de eventos Andréa Guimarães é nome de destaque no ramo de festas infantis há quase duas décadas.

"Tive muito sucesso na minha história profissional", analisa a decoradora. Os números mostram que ela tem razão. Andréa realiza mais de 40 eventos por mês com a ajuda de 12 funcionários fixos e mais de 30 eventuais. "Nessa conta, incluo meus três filhos, que estão aprendendo a ganhar o próprio dinheiro e a valorizar o trabalho a partir do meu exemplo", explica citando Lucas, 18, Ana Carolina, 17, e Thiago, 16. "Aninha monta mesa e é recepcionista, Lucas trabalha com animação e DJ e Thiago é monitor de crianças", conta a mãe.

Leia também:
Inspire-se com 100 mesas decoradas de aniversário infantil
45 ideias de bolos para festas infantis

Doce à vontade

Ao chegar ao escritório de Andréa, na zona Leste de São Paulo, é fácil se encantar: a fachada simples do imóvel esconde um universo mágico, cheio de bonecos e bichos de pelúcia de quase dois metros de altura que ela manda vir de navio dos Estados Unidos. Objetos icônicos dos contos de fadas, como o bule da história "A Bela e A Fera", também estão por lá. “Vivo viajando, atualizando os temas e objetos. Minha loja preferida é a FAO Schwarz”, conta se referindo à famosa loja de brinquedos americana.

Ex-nutricionista da Seleção Brasileira de Vôlei, Andréa deu uma guinada ao decidir produzir ela mesma a decoração da festa de um ano do primeiro filho. "Achava tudo horroroso, de isopor e tule", analisa Andréa, que encontrou nos Estados Unidos os itens de decoração que procurava. "Foi nessa festa que inventei a mesa de doce à vontade. Achava um horror as pessoas pegando os docinhos da mesa do bolo, deixando aquele buraco", lembra.

O sucesso da festa para 300 convidados foi tão grande que Andrea passou a ser requisitada pelas amigas. Desistiu da nutrição e resolveu investir em compras e viagens aos EUA. “Nas festas da minha infância, tinha no máximo quadradinho de maria-mole e bala de coco. Hoje, as festas infantis não precisam ser simples só porque são para crianças. Trabalho com sofisticação e requinte, uso candelabros de prata na decoração de ‘A Bela e A Fera’, por exemplo. Falamos que é o estilo ‘casamentão das festas infantis’”. A decoradora foi a primeira profissional a realizar festas nos parques da Disney. "Foi com as festas do filho do Luciano Huck e da Angélica e também da Hebe", acrescenta.

Veja também:
14 projetos de festas para meninas
10 projetos de festas para meninos
Como preparar uma festa sem erro

O apresentador Marcos Mion e sua mulher Suzana Gullo são clientes de Andréa
Reprodução/Instagram
O apresentador Marcos Mion e sua mulher Suzana Gullo são clientes de Andréa

Aniversário de Sasha

Nos primeiros quatro anos de negócio, ela admite que foi preciso bater muito de porta em porta e fortalecer as relações com os proprietários de buffet. "Um dia, estava em um buffet de São Paulo e entrou o Tom Cavalcante. Ele contratou meus serviços e amou", lembra, sobre seu primeiro cliente famoso.

"Pouco tempo depois foi a Xuxa que me ligou para organizar o aniversário da Sasha, no Hopi Hari. A festa foi capa de uma importante revista de celebridades e deu muita mídia. Posso dizer que foi minha guinada profissional. Depois disso, todo mundo começou a me chamar". Nessa época, Andréa conseguiu organizar as finanças e começou de fato a empreender. "Estava com o nome sujo, endividada e tinha acabado de passar por uma separação, mas acabei dando a volta por cima".

>> Andréa conta, no vídeo abaixo, o que não pode faltar em uma boa festa infantil:


Até 150 mil reais

"A gente não tem a palavra ‘não’ aqui na empresa. Tenho fama de ser cara no mercado, mas sempre tive humildade. Se a festa é grande ou pequena, o empenho é o mesmo", garante, antes de comentar sobre a festa infantil mais cara que produziu. "Foi fora de São Paulo, uma das festas mais lindas que já fiz. Instalei um bonde do Pateta enorme para adultos e crianças. Foram 150 mil reais só de decoração. Para uma festa infantil é bastante. Mas eu sempre falo: o céu é o limite. Temos uma tabela e o mínimo que aceitamos para começar uma decoração é três mil reais. O cliente escolhe o que quiser", comenta, citando o valor baixo das festas no estilo provençal, sem personagens. "Muita gente acha que só faço megaprodução, mas não é verdade. Faço de tudo, até festa simples em casa, na sala de jantar. Não nego trabalho".

Há seis anos, Andréa ampliou seus serviços e começou a investir em eventos para adultos. "Fiz os casamentos da Adriane Galisteu e do Emerson Fitipaldi, por exemplo", diz. Atualmente, Andréa também divide seu tempo ministrando cursos e palestras pelo Brasil. "Quero ampliar o trabalho no lado corporativo, abrir horizontes. Por isso fiz o camarim da cantora Beyoncé quando ela veio cantar no Brasil. Foi a maior emoção profissional da minha vida”.

Veja ainda:
Lembrancinhas para festa de aniversário
Crianças destroem bolo de aniversário e se divertem

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.