Leite materno fornece bactérias boas do intestino da mãe para o sistema digestivo do bebê, aponta novo estudo

NYT

Bactérias encontradas no leite materno podem ajudar a estabelecer um equilíbrio nutricional crítico no intestino do bebê
Thinkstock/Getty Images
Bactérias encontradas no leite materno podem ajudar a estabelecer um equilíbrio nutricional crítico no intestino do bebê

Pesquisadores suíços descobriram que as mesmas cepas de vários tipos de bactérias benéficas encontradas no leite materno também estavam presentes nas fezes das mães e dos bebês. Essas bactérias podem ajudar a estabelecer um equilíbrio nutricional crítico no intestino do bebê e podem ser importante para evitar distúrbios intestinais, de acordo com os autores do estudo publicado na edição de agosto da revista "Environmental Microbiology".

"Estamos muito entusiasmados com essa descoberta, pois essas bactérias podem realmente viajar do intestino da mãe para o leite materno", afirma Christophe Lacroix, do Instituto de Alimentação, Nutrição e Saúde, em Zurique. "A comunidade saudável de bactérias no intestino da mãe e do bebê é muito importante para a saúde do intestino e para o bom desenvolvimento do sistema imunológico da criança", explicou.

Leia também: Os principais obstáculos da amamentação e como superá-los

"Não temos certeza da rota que as bactérias percorrem até o leite materno, mas usamos cultura, isolamento, sequenciamento e métodos de recolhimento de impressões digitais para confirmar que são definitivamente as mesmas cepas", Lacroix acrescentou.

Mais pesquisas são necessárias para determinar como as bactérias são transferidas através do leite materno da mãe para o bebê. Uma maior compreensão de como as crianças adquirem uma população de bactérias benéficas no seu sistema digestivo pode levar ao desenvolvimento de uma fórmula de leite mais parecida com o leite materno, ressaltam os pesquisadores.

Leia mais sobre amamentação:
10 motivos para amamentar seu bebê
Os erros mais comuns da amamentação e como evitá-los
Mães interrompem amamentação mais cedo por falta de orientação
Amamentação influencia saúde das crianças a longo prazo

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.