Bastante comum, o medo do escuro costuma ser fonte de sofrimento para muitas crianças. Veja atitudes que podem minimizar ou eliminar o problema

NYT

Se seu filho tem medo do escuro, você pode tomar medidas para minimizar esse problema e ajudá-lo a se sentir mais confortável. A Clínica Cleveland, nos Estados Unidos, sugere algumas atitudes que podem ajudar a consolar a criança:

- Converse com seu filho sobre seu medo e pergunte o que exatamente o faz se sentir assim. Procure tranquilizar a criança dizendo que ela está em segurança.

Um dos conselhos dos especialistas é que a criança tenha uma rotina leve e feliz antes da hora de dormir
Getty Images
Um dos conselhos dos especialistas é que a criança tenha uma rotina leve e feliz antes da hora de dormir


- Explique que criaturas fantásticas, como monstros e fantasmas, não são reais.

- Console seu filho em sua própria cama, ao invés de trazer a criança para a cama dos adultos.

- Certifique-se que a rotina antes da hora de dormir seja leve e feliz, sem quaisquer livros, filmes ou desenhos assustadores.

- Deixe a criança ter itens que a deixe mais segura perto da cama e uma lâmpada para seu conforto. Procure recompensá-la com muitos elogios quando exibir uma postura mais corajosa diante de seu medo.

Além do medo do escuro, é comum que as crianças se sintam intimidadas em outras situações como por exemplo não se sentir à vontade na presença de palhaços ou sentir medo de criaturas fantásticas, entre elas monstros e fantasmas. Para saber o que fazer nesses e em outros casos, clique no link abaixo:

>> AJUDE SEU FILHO A SUPERAR MEDOS

Leia ainda:
O guia das perguntas difíceis
Seis respostas: como falar de morte com as crianças
Como falar com seu filho sobre homossexualidade


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.