Para comemorar 30 anos, o Sesc Pompeia realiza exposição com peças que marcaram a infância de diversas gerações desde a década de 30

Seis mil. Esse é o número de brinquedos que estão expostos na mostra “Mais de Mil Brinquedos para a Criança Brasileira”, que começa nesta terça-feira (09) e vai até 02 de fevereiro de 2014, no Sesc Pompeia, em São Paulo. O numeroso acervo é comporto por peças industriais, artesanais e feitas por crianças.

A mostra, que já tinha sido apresentada com o título "Mil Brinquedos para a Criança Brasileira" em 1982, ano de inauguração da unidade, teve a quantidade de itens ampliada, mas conservou cerca de 200 brinquedos originários da primeira edição.

>> Confira, na galeria abaixo, alguns brinquedos que fazem parte da exposição:

Além de um número maior de peças, outra mudança importante entre as duas edições é a maior interação das crianças com os brinquedos. “Em muitos momentos, elas podem fazer seus próprios brinquedos. A ideia é ter uma criança ativa dentro da exposição. Também haverá mais de 60 educadores para receber os pequenos visitantes e propor brincadeiras”, conta Ilone Hertel, coordenadora de programação do Sesc Pompeia.

Exposição traz brinquedos industriais, artesanais e feitos por crianças
Gal Oppido
Exposição traz brinquedos industriais, artesanais e feitos por crianças

“A criança, hoje, é tomada como uma consumidora de brinquedos, mas, às vezes, esquecemos que ela se relaciona com o objeto sempre para construir uma narrativa brincante. Queremos chamar a atenção e mostrar que a criança é a protagonista dessa relação. Ela vai se apropriar desse objeto e usá-lo de acordo com seu ponto de vista, sua experiência”, explica Ilone

Apesar das crianças possuírem grande importância como público principal da exposição, os adultos também podem aproveitar o evento. “O adulto poderá relembrar suas experiências com os brinquedos que marcaram sua infância. Alguns desses brinquedos estão sempre presentes na infância. Evoluem com o tempo, agregam tecnologia e novo design, mas são os mesmos. A mostra tem essa habilidade de nos fazer acessar memórias afetivas importantes”, relata Ilone. A curadoria do evento é do artista e educador Gandhy Piorski e da educadora, especialista em Arte-Educação, Renata Meirelles.

Serviço:
Abertura: 9 de julho de 2013, a partir das 11h
Visitação: De 9 de julho de 2013 a 2 de fevereiro de 2014, de terça a domingo, das 10h às 19h, incluindo feriados [última entrada às 19h, permanência até às 20h no espaço]
Classificação indicativa: Livre. Entrada gratuita
Local: Sesc Pompeia – Rua Clélia, 93
Telefone para informações: (11) 3871-7700
A exposição conta com um programa educativo. Visitas mediadas para grupos podem ser agendadas na Central de Atendimento (11) 3871-7700 ou pelo e-mail agendamento@pompeia.sescsp.org.br, das 9 às 18h.

Leia também:
Especial 100 Brincadeiras: escolha a melhor para fazer com seu filho
O brinquedo certo para cada idade
A importância do brincar
Sete perguntas sobre brincadeiras infantis

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.