Embora sem comprovação científica, médicos defendem que algumas posições facilitam o trajeto do espermatozoide e a fecundação. Veja 19 opções para quem quer engravidar

Para que uma mulher engravide, o espermatozoide precisa percorrer um longo caminho no sistema reprodutor feminino. “Guardadas as devidas proporções, é o correspondente a dez quilômetros de nado para um homem”, compara o ginecologista e obstetra Malcolm Montgomery, autor de “Mulher: Um Projeto sem Prazo de Validade” (Integrare Editora). Tanto esforço merece uma ajudinha, não? Se o casal estiver disposto a ter um filho, pode considerar adotar posições sexuais que facilitem esse trajeto e, consequentemente, a fecundação.

>> Confira 19 posições sexuais indicadas para quem quer engravidar:

* Posições sexuais recomendadas pelo ginecologista e obstetra Malcolm Montgomery, autor de “Mulher: Um Projeto sem Prazo de Validade” (Integrare Editora) e pelo especialista em reprodução humana e professor-assistente do departamento de ginecologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Eduardo Motta.

Embora não haja comprovação científica da eficácia de tal prática, muitos médicos recomendam que a mulher fique por baixo e com a barriga para cima durante a relação sexual para ter mais chance de gerar um filho. A orientação parte da experiência de quem estuda o corpo feminino há bastante tempo e já acompanhou muitas gestações. “O sêmen é depositado com mais facilidade quando a mulher está assim. Ele fica mais represado no fundo da vagina”, afirma Eduardo Motta, especialista em reprodução humana e professor-assistente do departamento de ginecologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Posições onde a mulher fique por baixo e com a barriga para cima são mais indicadas para quem deseja engravidar
Thinkstock/Getty Images
Posições onde a mulher fique por baixo e com a barriga para cima são mais indicadas para quem deseja engravidar

Montgomery concorda e esclarece: “Com a ajuda da gravidade que esse posicionamento oferece, o canal vaginal funciona como um escorregador para o espermatozoide chegar ao colo do útero”. Ele ressalta, ainda, o papel do orgasmo quando a intenção é engravidar. “A única fêmea que tem orgasmo é a humana, e ele tem uma função: a contração e o relaxamento do útero no auge do prazer auxiliam a entrada do espermatozoide”, diz.

Ficar deitada depois do orgasmo por pelo menos meia hora também pode ajudar (mulheres com útero em posição normal devem manter a barriga para cima; para as que têm útero retroverso, o ideal é virar de bruços). Isso porque, como explica Motta, “o sêmen é ejaculado em um aspecto gelatinoso e leva um tempo para se tornar líquido, que é o estado ideal para o espermatozoide entrar no útero”. Vale também levantar um pouco o bumbum para aumentar o efeito da gravidade.

Leia também:
Seis dicas para quem quer engravidar ainda este ano
Quais exames fazer para engravidar? Quais hábitos adotar? Veja no guia da fertilidade
O que pode dificultar a gravidez
Teste: você está preparada para ser mãe?
69 posições sexuais


    Leia tudo sobre: gravidez
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.