Fotógrafa Jamie Moore comemora quinto aniversário da filha com ensaio fotográfico reproduzindo retratos de personalidades femininas históricas

Todo ano, em abril, a fotógrafa americana Jamie Moore tem um compromisso muito especial. É nessa época que, em comemoração ao aniversário da filha Emma, as duas se reúnem e tiram fotos. “Todo aniversário da Emma faço um retrato dela para celebrar mais um ano de vida. Dessa vez, resolvemos inovar e fazer um ensaio diferente”, conta Jamie.

>> Conheça o trabalho da fotógrafa no site de Jamie Moore ou em sua página no Facebook

Enquanto pesquisava para encontrar inspiração para o ensaio de cinco anos da filha, Jamie notou um padrão que a intrigou: quase todas as fotos que encontrou traziam meninas vestidas como princesas da Disney. “Não me leve a mal, adoro princesas. Mas elas são apenas personagens, uma fantasia. Comecei a pensar sobre as mulheres reais, as que, mesmo sem conhecer minha filha, mudaram a vida dela para melhor”, lembra Jamie.

Assim nasceu a ideia de caracterizar a pequena modelo como grandes personalidades históricas femininas em um ensaio que recebeu o nome de “Not just a girl” (Em tradução livre, em português, "mais do que só uma menina").

As escolhidas

Diante de muitas possibilidades, a escolha se resumiu a cinco nomes: Susan B. Anthony, feminista americana que lutou, principalmente, pelo fim da escravidão e pelo direito das mulheres ao voto; Coco Chanel, estilista francesa que revolucionou a moda feminina nos início do século XX; Jane Goodall, pesquisadora que estudou a vida social e familiar dos chimpanzés por 40 anos; Amelia Earhart, pioneira na aviação americana, foi a primeira mulher a cruzar o Oceano Atlântico voando sozinha e Helen Keller, cega e surda, tornou-se uma escritora famosa, filósofa e desenvolveu um trabalho importante de conscientização em favor das pessoas com deficiência.

“Nos divertimos muito escolhendo as roupas para a caracterização. Conforme íamos passando as fotos das mulheres que escolhemos, explicava para Emma o que cada uma tinha feito e como isso tinha influenciado a nossa vida hoje em dia. Quando comecei a falar sobre Amelia Earhart parece que surgiu uma favorita, seguida de perto por Jane Goodall. A ideia de se vestir como a primeira mulher a cruzar o Oceano Atlântico voando a animou muito”, conta Jamie.

Leia ainda:
Como fotografar o bebê recém-nascido
Fotos da gravidez: como registrar a gestação
Fotógrafo homenageia pintores clássicos com retratos da filha de cinco anos
Boas ideias para tirar fotos criativas de seu filho
Americano cria conexão com filho autista em ensaio de fotos

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.