Miguel mantém, pelo segundo ano consecutivo, a liderança em nomes de meninos, enquanto Sophia aparece como mais popular entre as meninas pela primeira vez

Neymar com o filho Davi Lucca: nome entrou na lista dos 100 mais usados em 2012
AgNews
Neymar com o filho Davi Lucca: nome entrou na lista dos 100 mais usados em 2012

Os nomes Miguel e Sophia foram os mais usados em bebês em 2012, aponta pesquisa feita pelo BabyCenter. O ranking, realizado pela quarta vez, conta com mais de 84 mil nomes de bebês cadastrados e nascidos no ano passado.

>> Especial traz significado de mais de 1000 nomes para o bebê

De acordo com a pesquisa, a grande novidade foi a aparição de Sophia como o preferido para meninas, seguido por Julia e Isabella . O campeão feminino também lidera a preferência dos pais em países como Estados Unidos, Rússia, Singapura e várias nações da América Latina, Europa e Sudeste Asiático.

Na categoria masculina, Miguel manteve o primeiro lugar já obtido na edição de 2011. Arthur e Davi levaram o segundo e terceiro lugar, respectivamente. O destaque entre os nomes de meninos foi a ausência de Gabriel, campeão em 2009 e 2010, entre os três mais populares de 2012.

Celebridades

Nomes de filhos de famosos inspiram fortemente os pais. De acordo com o site, essa tendência demora de dois a três anos para se manifestar, como aconteceu com Benjamin, filho da top model brasileira Gisele Bündchen, e Joaquim e Benício, filhos dos apresentadores Angélica e Luciano Huck. As apostas agora ficam por conta dos nomes Vivian e Eva, filhas da modelo e da apresentadora, que nasceram em 2012.

Joaquim, Benício e Eva: nomes de filhos de famosos influenciam escolha dos brasileiros
Photo Rio News
Joaquim, Benício e Eva: nomes de filhos de famosos influenciam escolha dos brasileiros

O site ressalta ainda que influências culturais vêm se mostrando cada vez mais presentes na escolha de nomes de bebês pelos brasileiros. A maior exposição da população ao cinema, a programas e a seriados estrangeiros possibilita nomes e grafias diferentes para os pais que desejam encontrar novidades.

Nomes duplos

Segundo o BabyCenter, já é possível observar uma tendência de uso de nomes duplos que deve aparecer com mais força no futuro. Nessa categoria, vencem o ranking as combinações Maria Eduarda, Ana Clara, Maria Clara, Pedro Henrique, João Pedro e João Vitor.

Algumas famílias também optam por homenagear alguma personalidade ligada à sua religião. É o caso de profetas, santos, apóstolos e figuras do Novo ou Antigo Testamento. Miguel, Gabriel, Esther, Rebeca e Levi demonstram essa preferência.

Confira os nomes mais populares em 2012:

Meninas:

1º lugar – Sophia
2º lugar – Julia
3º lugar – Isabella
4º lugar – Alice
5º lugar – Manuela

Meninos:

1º lugar – Miguel
2º lugar – Arthur
3º lugar – Davi
4º lugar – Gabriel
5º lugar – Lucas

Leia também:
Como escolher o nome do seu filho?
O que determina o nome do seu filho
Mães tatuam nome dos filhos como forma de homenagem

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.