Programa "Mais Você" mostra mães competindo por prêmio de R$ 100 mil e chance de ver o filho estrelando campanha publicitária. Você é contra ou a favor do reality? Vote na enquete

No ar desde a primeira semana de dezembro, o reality show “Game de Bebês”, veiculado diariamente no programa global "Mais Você", apresentado por Ana Maria Braga, provocou a indignação de um grupo de pais e mães na internet. Na versão mais light do sucesso Big Brother Brasil quem compete pelo prêmio – em uma casa de 10 mil metros quadrados equipada com brinquedoteca, parquinho e pediatra, além de outros itens – são as mães.

O confinamento é apenas parcial e toda semana uma dupla de mãe e filho é eliminada. Depois de passar o dia diante das câmeras, os participantes dormem em um hotel próximo ao local. Assuntos como amamentação, desenvolvimento da fala e nutrição são discutidos em workshops ministrados para as participantes. 

A primeira grande polêmica envolvendo o programa aconteceu justamente depois de um desses workshops. Durante palestra sobre amamentação, o educador Marcelo Bueno explicou que as mães deveriam desmamar os filhos assim que eles começassem a andar, contrariando orientação do Ministério da Saúde para que o aleitamento materno continue até os dois anos da criança ou mais.

O MInistério Público Federal em São Paulo recomendou à TV Globo que esclareça a questão da amamentação, em rede nacional, e pediu que essa retratação seja feita com o mesmo tempo que teve o quadro original (pouco mais de 9 minutos). A Central Globo de Comunicação (CGCOM) divulgou que a orientação do educador referia-se a questões pontuais. "No programa da última segunda-feira, dia 05, as dicas sobre a fase do desmame, dadas pelo educador Marcelo Bueno, referiam-se a questões pontuais demandadas pelas mães que participam do programa", afirma a a CGCOM, em comunicado. No programa desta segunda-feira (10), Ana Maria afirmou que irá realizar um debate sobre o assunto. 

Leia também:
Especial esclarece conceitos fundamentais na criação dos filhos
Veja dicas e cuidados com o bebê desde o nascimento até o aniversário de 1 ano

Participante de reality show de bebês da TV Globo
Divulgação/TV Globo
Participante de reality show de bebês da TV Globo

Redes sociais
Motivado pela polêmica em torno da amamentação e pela superexposição dos bebês, entre outros fatores, um grupo de pais e mães fizeram duras críticas ao programa em redes sociais e blogs especializados em assuntos ligados à maternidade. Além de posts e comentários contrários a presença dos bebês no reality, foi criada uma petição de repúdio ao programa.

Com quase três mil assinaturas, o abaixo-assinado, que pede o fim do reality de bebês, classifica a atração como sensacionalista e afirma que o programa explora as crianças como se fossem objetos de uso. “Como mães, pais, profissionais da área e indivíduos que se preocupam e zelam pela preservação da infância e pelo respeito ao desenvolvimento infantil manifestamos nossa indignação com esta atração sensacionalista, que explora crianças como se fossem objetos de uso, transformando-as em propriedade a ser manipulada diante dos olhos coniventes da sociedade”, diz o abaixo-assinado.

O texto continua: “além de submeter as crianças a um ambiente inóspito cercado de câmeras e controle e afastadas de todas as suas referências de afeto e segurança, a atração, que tem como parte de sua dinâmica criar um ambiente competitivo e estressante para as mães (o que, obviamente, afeta negativamente os bebês), conta com o apoio e a participação de profissionais que disseminam informações equivocadas e desatualizadas no que diz respeito à puericultura." O abaixo-assinado termina com menção de repúdio à postura da Rede Globo, da produção do programa “Mais Você” e da empresa Procter & Gamble, patrocinadora da atração.

A TV Globo informou que o objetivo do programa é entreter e educar. Além disso, afirma disponibilizar toda a estrutura necessária para que mães e bebês tenham total assistência durante a gravação do reality. "Diferentemente do que se pretende afirmar, o quadro é um game que tem por objetivo entreter e educar, trazendo dicas de especialistas para mamães e seus bebês. A casa onde as gravações são realizadas dispõe de estrutura de equipe médica de pediatria, nutricionistas e demais profissionais preparados para dar toda a assistência necessária", afirma a emissora.

Veja também:
Como a internet mudou a maternidade
Fóruns na internet ajudam mães com dúvidas do cotidiano
Os filhos da internet

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.