Saiba se o que seu filho anda bebendo é realmente a melhor opção para crianças. Além disso, confira a quantidade ideal de água que os pequenos devem ingerir no dia a dia

Suco, refrigerante, chá, café, leite ou água. Diante de tantas opções disponíveis, muitos pais ficam perdidos na hora de escolher a bebida certa para as crianças. Especialistas recomendam que os pais fiquem de olho, em primeiro lugar, na qualidade nutricional do produto. Ler rótulos deve virar hábito, pois ali se descobre a composição. “As bebidas são importantes fontes de nutrientes e completam as refeições infantis. Mas é necessário cuidar do que a criança está bebendo”, diz a nutricionista Ellen Beatriz Pietruszynski. Confira as cinco bebidas mais recomendadas para crianças:

Água

Água é a bebida mais recomendada por pediatras e nutricionistas. É essencial para as crianças, que precisam mais de água do que os adultos, pois possuem pouca massa corporal e com isso absorvem mais calor. Elas também apresentam menor capacidade de suar do que os adultos. Por isso, a água não pode ser substituída por outro líquido e os pequenos devem bebê-la mesmo quando não estiverem com sede.

De acordo com a Dietary Reference Intakes (DRI), diretriz americana que estabelece o consumo desejável de diversos nutrientes na dieta diária da população, a ingestão de água varia de acordo com a faixa etária e o sexo da criança:

Bebês (meses de idade) Ingestão de água total (litros/dia)
0 - 6 0,7 *
7 - 12 0,8 **
Crianças (anos de idade)
1 - 3 1,3
4 - 8 1,7
Meninos (anos de idade)
9 - 13 2,4
14 - 18 3,3
Meninas (anos de idade)
9 - 13 2,1
14 - 18 2,3

* proveniente do leite materno
** proveniente do leite materno + alimentação complementar 

Leite

Leite é importante para as crianças porque é uma fonte rica em cálcio o que ajuda a fortalecer os ossos. Contém ainda potássio, fósforo, proteínas e vitaminas essenciais para o bom funcionamento do organismo, como vitaminas A, B12 e D.

Chá

Chá é uma boa opção, especialmente no frio. Dependendo da folha usada na infusão, a bebida pode oferecer nutrientes que ajudam no bom funcionamento do organismo. Chás de camomila, hortelã, erva-doce e capim-cidreira são muito populares e os mais recomendados. Eles também podem ajudar a aliviar cólicas e resfriados, além de acalmar e relaxar a criança.

Suco natural

O suco feito com frutas in natura é excelente fonte de vitaminas, fibras e minerais. Além disso, ajuda a criança a conhecer novos sabores e a incentiva a comer frutas, alimento indispensável para uma dieta saudável.

Água de coco

Água de coco é uma bebida muito saudável que contribui para a hidratação – especialmente em dias quentes – e ainda possui potássio. Ela é rica em sais minerais e tem poucas calorias.

Fontes: nutricionistas Ellen Beatriz Pietruszynski, Bruna di Chiara Passos e Karen Jacob.

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