Acompanhamento fotográfico registra as rápidas mudanças que ocorrem no início da vida

Diferente dos ensaios fotográficos com recém-nascidos , o acompanhamento fotográfico de bebês mostra as mudanças que ocorrem ao longo dos meses. Foi para não perder nenhuma das conquistas da filha, tão rápidas nesta fase, que a advogada Fabiola Bahruth, de 33 anos, decidiu fazer um ensaio do tipo. “Meu objetivo com isso é poder ver o crescimento da minha filha quando ela for mais velha, não agora”. De três em três meses, portanto, Letícia foi clicada pela fotógrafa Laura Alzueta (veja o resultado deste e de outros ensaios na galeria abaixo) .


Um bebê de três meses ainda não sabe sentar, mas já sabe dar risadas. Já aos nove meses , o bebê engatinha e bate palmas. Além disso, também existem as mudanças físicas. Para mostrar essas diferenças, Laura sugere ensaios trimestrais.

A fotógrafa Dani Davanso concorda. “A cada mês você não nota tanto as diferenças”, diz. Mas observar o resultado depois de pronto ressalta bem as mudanças no bebê. Ao ver o álbum finalizado de Renata, fotografada mensalmente a pedido da mãe, Dani percebeu a evolução. “Só nesse momento você percebe as pequenas mudanças, como quando o primeiro dentinho começa a aparecer”.

Leia também

Bebê recria cenas de filmes clássicos

Especialista promete bebês dormindo a noite toda aos três meses

O fotógrafo Darlinton Ferreira prefere fazer ensaios mensais. Ele fotografou Marcos pela primeira vez ainda recém-nascido. Quando chegou ao 12º mês, percebeu o quanto aquele bebê tão frágil tinha crescido. “Ele corria para tudo quanto é lado, mexia em tudo e deixava a mamãe louca”, lembra. Para a mãe de Marcos, a fisioterapeuta Gizele Felipe Ramalho Rovaris, 31 anos, as fotos foram a melhor coisa que fez. “Pude, dessa forma, eternizar cada fase do meu filho”.

Embora o mais comum seja fazer o acompanhamento fotográfico trimestral, as mães também podem começar o registro mais tarde. A fotógrafa Débora Fontes clicou Valentina pela primeira vez quando a bebê estava com quatro meses de idade. A rotina da menina foi registrada aos quatro, oito e doze meses. A mãe de Valentina, a representante comercial Juliana Berberick Soares Barbosa, 33 anos, se apaixonou da mesma forma. “É encantador ver a evolução do seu filho”, diz.

Leia também

Guia do Bebê: desafios e características dos zero aos 12 meses

Educação de A a Z: conceitos fundamentais para a educação da criança


Serviço

Laura Alzueta

Dani Davanso

Darlinton Ferreira

Débora Fontes

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.