Dez brinquedos de papel para fazer com seu filho

Aprenda a confeccionar dez brinquedos fáceis usando papel e outros materiais disponíveis em casa

Danielle Nordi - iG São Paulo

Estéfi Machado
Aprenda com a designer Estéfi Machado a fazer brinquedos de papel

Um dia frio, criança em casa com gripe e uma certa dose de habilidade manual. Foi nesse cenário que nasceu a ideia de entreter o filho criando brinquedos e brincadeiras com os materiais que estivessem sobrando pela casa. E assim a designer, fotógrafa e crafiteira Estéfi Machado encontrou um caminho produtivo e divertido para conciliar o filho Teo, 5, com seu trabalho. 

“Quando meu filho fez um ano veio a primeira gripe e ele não podia ir ao berçário. Tivemos que ‘dividir’ o espaço da casa. Para entretê-lo em meio ao meu trabalho, resolvi juntar o material do meu ateliê e inventei atividades para que ele se divertisse e me desse tempo para produzir”, conta Estéfi.

Leia também
Faça com seu filho: cinco brinquedos de sucata passo a passo
11 atividades para curtir com seu filho

Vale usar o que estiver à mão. “Se acabamos de tomar um suco de caixinha ou se fomos à feira e trouxemos sacos de papel craft, tudo é material para criar algo.” Além disso, Estéfi faz questão de inserir o filho em suas criações. “Acho que devemos envolver as crianças em tudo que fazemos, com responsabilidade, claro. Em algumas atividades mais complexas, chamo o Teo pra me ajudar com algum detalhe, como passar cola na borda de um tecido ou na ponta de um papel.”

A imaginação é o limite

A dica é olhar os objetos do dia a dia com outros olhos. Estéfi enfatiza que mesmo quem não tem muita habilidade pode se aventurar pelo mundo da arte manual.

Uma bandeja de isopor que vem junto com frios, por exemplo, pode ser um excelente passatempo que envolve desenho e pintura. Basta pedir para a criança desenhar algo na bandeja, passar tinta guache com um rolinho e pressionar em uma folha de papel. Você terá uma gravura totalmente original feita pelo seu filho.

Leia ainda
O brinquedo certo para cada idade
Aprenda a fazer comida divertida para as crianças

“Mesmo que não fique perfeito, o legal é o processo. A brincadeira está no fazer, não no resultado. A ideia do meu blog é justamente compartilhar ideias simples para criar o vínculo de pais e filhos e entreter as crianças com boas ideias.”

Para você se inspirar a por a mão na massa, separamos dez brinquedos de papel criados pela designer para fazer com as crianças (baixe moldes de alguns desenhos logo abaixo das fotos)

Fogão de papelão: Pegue uma caixa de papelão quadrada e feche o fundo e a tampa. Na parte de cima, desenhe 4 círculos a lápis. Foto: Estéfi MachadoMateriais que você vai usar: estilete, caneta preta, papelão e grampos de pasta de arquivo, conhecidos como "bailarinas". Foto: Estéfi MachadoCorte a porta do forno com estilete. Para os acendedores, corte círculos menores de papelão e prenda com grampos de pasta de arquivo. Foto: Estéfi Machado"Desenhe imagens do universo da cozinha. Esses desenhos dão o charme para o brinquedo", ensina Estéfi. Foto: Estéfi MachadoAnimais de pregador: faça o desenho do bicho numa cartolina branca. Corte exatamente ao meio, na horizontal, e cole cada parte em um dos lados do pregador. Foto: Estéfi MachadoQue tal ir além do tubarão e criar um zoológico inteiro com pregadores?. Foto: Estéfi MachadoPara os bichinhos pararem em pé o papel precisa ser grosso, como papel cartão. A cabeça é só encaixada no próprio metal do pregador . Foto: Estéfi MachadoUm desenho e dois furos para colocar os dedos bastam para improvisar marionetes de papel. Foto: Estéfi MachadoCarimbos de estampa: cole figuras feitas de EVA - disponíveis em papelarias - em uma base. Foto: Estéfi MachadoDepois de secar, dê os carimbos novos para seus filhos criarem lindos porta-copos. Foto: Estéfi MachadoPara fazer os porta-copos, Estéfi usou papel Paraná. Foto: Estéfi MachadoTinta guache e um palito de picolé cortado ao meio, servindo de espada, e o seu ninja de caixinha de suco está pronto. Foto: Estéfi MachadoFã de Lego, Estéfi faz máscaras e enfeites de prateleira com a cara do brinquedo. Cartolina amarela, papel contact amarelo e só. Foto: Estéfi MachadoEnfeites de prateleira. Foto: Estéfi MachadoO filho de Estéfi adora as máscaras de Lego. Foto: Estéfi MachadoCriaturinhas feitas com rolo de papel higiênico. Foto: Estéfi MachadoEscritório de papel: Estéfi usou papel craft estruturado para criar estes brinquedos com o filho. Foto: Estéfi MachadoGravura de impressão: lave bem a bandeja de isopor - aquele tipo que vem junto com frios - e peça para o seu filho desenhar algo usando caneta esferográfica para marcar bem. Foto: Estéfi MachadoDepois que o desenho estiver pronto, recorte apenas o que deve ser transferido para o papel. Foto: Estéfi MachadoPegue um rolinho e passe tinta guache em cima do desenho feito na bandeja de isopor. Foto: Estéfi MachadoTransfira o desenho para um papel qualquer e você terá uma gravura inédita feita pelo seu filho. Foto: Estéfi Machado

Visite o site de Estéfi Machado em www.estefimachado.com.br 

- Clique aqui para baixar e imprimir molde para fazer o enfeite de lego
- Clique aqui para baixar e imprimir molde para fazer as marionetes de dedo
- Clique aqui para baixar e imprimir molde para fazer o corpo dos bichinhos de pregador (girafa, zebra e cavalo)

Leia tudo sobre: brinquedobrincadeirapapelartesanatoreciclagem

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG