Fotógrafo que registrou cenas semanais de Lotte, 12 anos, e Vince, nove, fala ao Delas sobre os motivos do projeto e o inesperado sucesso na web

Lotte, com 12 anos, e Vince, de nove, continuarão sendo registrados pelo pai Frans Hofmeester
Divulgação
Lotte, com 12 anos, e Vince, de nove, continuarão sendo registrados pelo pai Frans Hofmeester
Um dente de leite que cai, o rosto mais fino, cabelos que vão escurecendo. Estas são algumas das mudanças que ocorrem em crianças, talvez simples e imperceptíveis, mas que não escapam ao olhar atento dos pais. Temendo perder algum momento importante do desenvolvimento de seus filhos, o fotógrafo holandês Frans Hofmeester optou por filmar semanalmente os pequenos Lotte, de 12 anos, e Vince, com nove anos, desde o dia do nascimento de ambos. E publicou o resultado em vídeos no YouTube, há duas semanas (veja ambos ao longo da matéria).

Leia também
Memórias de infância gravadas em novas mídias

Frans começou a filmar Lotte quando ela tinha apenas duas semanas de vida. “Ela estava mudando tão rápido que eu senti a necessidade de registrar o crescimento dela, para preservar as minhas lembranças”, afirma o pai. 

Lotte foi filmada todas as semanas. Quando ela tinha três anos, Vince nasceu e Frans estendeu o projeto ao filho caçula. “Em todos os aniversários deles eu editava um pequeno vídeo com as mudanças do ano anterior e mostrava aos familiares e amigos”, conta Frans.


Pelos vídeos, é possível observar as variações de humor de Lotte e Vince, que nem sempre parecem à vontade. Para quebrar o gelo e fazer as crianças se descontraírem em frente às câmeras, Frans perguntava a elas o que tinham feito de legal no dia. Foi a solução para deixá-los mais tranquilos durante as sessões de gravação.

Campeões de audiência no YouTube

Frans afirma que a exposição os pegou de surpresa. O vídeo de Lotte no YouTube tem mais de um milhão de visualizações, enquanto o de Vince já foi visto mais de 180 mil vezes. “Vince gosta da atenção, mas Lotte está mais apreensiva e se pergunta o que está acontecendo”, diz o pai, que no momento discute com as crianças quais serão os próximos passos, sobre entrevistas e aparições na televisão.

O registro semanal dos filhos de Frans não termina por aí. Lotte está entrando na puberdade, uma fase de intensas mudanças que o fotógrafo deixa claro que não irá perder, além de continuar as filmagens do filho caçula. Veja abaixo o retratos de Lotte,  que como seu irmão, parece crescer em menos de três minutos.


Leia mais

    Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.