Criatividade, disponibilidade e pouco dinheiro garantem tardes inesquecíveis e importantes para o desenvolvimento da criança. Veja ideias

Dizem que mãe é tudo igual, só muda o endereço. Mas como você não precisa seguir esta regra à risca, o Delas selecionou 11 atividades que você pode realizar ao lado do seu filho para comemorar o simples fato de ele ainda ser criança – afinal, o tempo voa e em pouco tempo ele não caberá mais no seu colo. Por isso, aproveite a data não somente para presenteá-lo, mas para aproveitar a companhia dele.

Confeitar com as crianças: estímulo à imaginação
Getty Images
Confeitar com as crianças: estímulo à imaginação
Confeite cupcakes

Mesmo que você ou seu filho não tenham muita afinidade com a cozinha, fazer cupcakes não é assim tão difícil e definitivamente será divertido: principalmente se vocês se sujarem com as duas xícaras de farinha que pedem nessa receita de cupcake , que é prática e dá para abusar da criatividade. Além de poder usar confeitos para a decoração, existe a possibilidade de usar a pasta americana – aquela conhecida das confeitarias que costuma deixar docinhos e bolos com todas as cores possíveis – e deixar seu filho voar com a imaginação. É provável que juntos vocês desenhem flores, corações, animaizinhos, ou o que vier à cabeça, e o dia será lembrado facilmente no futuro.

Leia mais
100 Brincadeiras: escolha a ideal para fazer com seu filho

Faça um piquenique no parque

Prepare as comidinhas especiais para o seu filho , encha os pneus da bicicleta, pegue a bola de futebol e, se possível, não esqueça a toalha xadrez. Levá-lo para fazer um piquenique no parque e ainda poder brincar com ele pelo local realmente pode ser a melhor pedida. Afinal, colocar o pé na grama e correr ao ar livre é quase uma necessidade de todas as crianças – e pode ser também bem revigorante para as mães que estão um tanto estressadas pela pressa do dia a dia.

Organize uma partida de futebol

Todo mundo sabe que futebol é mania nacional e, por mais que digam que é coisa de menino, há também meninas que se empolgam bastante com o esporte. Se for o caso do seu filho ou filha, por que não chamar alguns amiguinhos da escola ou do prédio e reunir todo mundo numa quadra? Ou então, se o seu filho gostar da ideia, convide também os pais deles e realize uma partida misturando crianças e adultos. De uma forma ou de outra, vocês passarão um dia cheio de empolgação – e transpiração – e a amizade de vocês se fortalecerá ainda mais.

Prepare uma gincana

Se o futebol não for a preferência do seu filho, existem outros jogos e brincadeiras que podem ser feitas em conjunto com os amiguinhos dele que poderão deixá-lo bastante empolgado. Por isso, você pode eleger com ele brincadeiras como pique-bandeira, caça ao tesouro, corrida de sacos, queimada, entre muitas outras que você pode resgatar da sua infância e passar para o seu filho.

Festa do pijama é diversão pela noite adentro
Getty Images
Festa do pijama é diversão pela noite adentro
Organize uma noite do pijama

Se ele gosta e já está acostumado a dormir na casa dos amigos de vez em quando e a convidá-los para passar a noite, chamar toda a turma de uma só vez pode ser mais esperado do que você imagina e é uma ótima ideia para deixá-lo ainda mais apegado a você – e os amigos dele mais próximos. Entre jogos de tabuleiro, lanche da noite e filmes infantis, seu filho não irá querer dormir tão cedo de tão contente. Com isso, esteja preparada para ouvi-los cheios de energia até mais tarde do que você gostaria e se divirta também.

Monte brinquedos com sucata

Hoje a sustentabilidade está mais na moda do que nunca e, por isso, latas, papelão, botões, caixinhas de fósforo e até mesmo tubos de papel higiênico podem ser mais úteis do que seu filho imagina. Reúna toda a sucata que estiver ao seu alcance para mostrá-lo quantos brinquedos divertidos vocês podem montar e brincar durante horas. De bonecos tão diferentes quanto o homem de lata do Mágico de Oz a jogos de argolas com garrafas pet, ele poderá soltar a imaginação e você ainda poderá ensiná-lo sobre a importância da reciclagem.

Organize uma festinha à fantasia

Seja de Branca de Neve ou Batman, não há criança que não goste de se fantasiar. Reunir toda a turminha fantasiada, então, nem se fala. A festinha pode se iniciar no início ou no final da tarde, contanto que todos se vistam do que tiverem vontade e aproveitem para deixar a imaginação correr solta. É ainda uma ótima oportunidade para conhecer os pais dos amiguinhos do seu filho e entrar também na brincadeira, se fantasiando do personagem que lhe vier à cabeça – o que será ainda um maior atrativo para as crianças. Só não deixe seu marido ir de Monstro do lago Ness para não assustar as crianças.

Teatrinho de fantoche vai garantir boas gargalhadas
Getty Images
Teatrinho de fantoche vai garantir boas gargalhadas


Faça um teatro de fantoches

Apesar de parecer mais complicado do que realmente é, montar um teatro de fantoches pode ser muito divertido quando feito por mãe e filho. Você pode começar pelas caixas de sapato que formarão o cenário dos fantoches e decorá-la da maneira que preferirem, para depois começar a montar os bonecos. Nesta parte, vale utilizar o material que você preferir, desde pano à papelão, ou até mesmo meias, para depois criar cabelos com lã e roupinhas com botões. Quando vocês já tiverem tudo montado, aí vem a parte da história: Era uma vez uma menina que...

Monte um álbum de fotos

A proposta é simples, mas você pode começar pegando todas as fotos que possui com seu filho e tirar cópias caso não queira perdê-las por algum acidente com tesouras ou cola, por exemplo. Quando já estiver com todas em mãos, comece a pensar como será feito o álbum. Você pode se empolgar ao relembrar as histórias de tantas fotografias e ele pode querer desenhar ao lado dos retratos, e tudo é válido. Depois, será uma chance de vocês mostrarem para toda a família o que fizeram juntos.

Mariana Newlands
100 Brincadeiras: escolha a ideal para seu filho
Monte uma revista em quadrinhos


Se vocês ainda não possuem muitas fotos juntos, leve várias cartolinas para casa e corte-as de forma a formar um gibi. Depois, sente-se com ele para inventar a melhor história de todos os tempos e comecem a colocar no papel. Ele pode querer desenhar sobre o passarinho que fugiu da gaiola e passou por muitas aventuras com um esquilo muito maluco; contanto que você e ele estejam passando um dia bastante criativo e divertido. Até mesmo se ele quiser colocar a história da sua vida no papel.

Costure roupinhas de boneca

A não ser que você seja um ás na costura, é provável que você precise procurar por moldes de roupas para bonecas antes de sugerir a atividade para sua filha e deixá-la mais empolgada do que nunca. Mas a partir daí, acompanhada de um kit de costura, só será necessário seguir as regras e vestir todas as bonecas da casa com criações de mãe e filha. Pode dar bastante trabalho, mas vocês poderão passar bastante tempo juntas inventando e reinventando um estilo diferente para cada boneca.

Leia mais
De menino, de menina: brincadeira tem sexo?
A importância do brincar

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.