Quando a gravidez chega, trás com ela preocupações e muitas dúvidas. Afinal, quais são os mitos que uma grávida deve evitar durante os longos nove meses de gestação?

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=ModeloiG%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237491664816&_c_=MiGComponente_C

A noticia é boa e de primeira instância não há nada que possa estragar os momentos felizes de um casal apaixonado a espera de um bebê. No entanto quando a barriga da mulher começa a crescer é sinal de que as coisas estão mudando e nem sempre pra melhor.

Apesar das mudanças físicas, uma série de mitos ronda as mamães de primeira viagem, que são perturbadas com as dezenas de restrições apontadas por familiares, amigas e até aqueles conhecidos que só aparecem para causar pânico.

Renovando o visual
Mesmo aquela mãe moderna fica com um pé atrás quando escuta frases de alarde. Uma das principais queixas é quando a mulher resolve mudar o visual, e escuta em coro uma forte não como resposta.

Mas isso tem uma explicação. Nas tinturas industrializadas há uma substância chamada amônia que pode sim ultrapassar a placenta e prejudicar o feto, mas o que muita gente não sabe é que não existe apenas um tipo de tinta no mercado.

Toda mulher pode e deve ir ao cabeleireiro, apenas troque a tinta usual por uma à base de henna , sem contar que qualquer outra ação como luzes e reflexos estão isentos de advertências - estes não causam nenhum mal a dupla e estão liberados.

Sexo e saúde
Agora se o problema maior surgir quando o assunto for sexo fique despreocupada e pule fora dos conselhos negativos, que dizem que durante a gestação pode prejudicar o bebê. "Isto é mentira pura" comenta o obstetra Dr. Egidio Malagoli Neto: "Praticar sexo na gravidez não só faz bem, como ajuda ¿ e muito ¿ na aproximação do casal".

Problemas cotidianos como fumar e automedicação até o terceiro mês de gestação estão proibidas, até mesmo para simples remédios como analgésicos e antibióticos, uma vez que qualquer substância pode afetar a formação do feto. É importante também evitar o cigarro e não permanecer em locais fechados com fumantes, já que uma simples fumaça pode fazer mal para você e para o bebê.

Se estiver preocupada em ir ao dentista, não fique. Este é mais um dos muitos mitos sobre o que não se fazer durante a gravidez. Segundo a dentista Danielle Moura Zanzeri o enfraquecimento dos dentes se dá pelo constante uso da boca durante a gestação.

"A mulher se alimenta mais e isso deixa os dentes fracos e sujeitos a cáries e a outras doenças periodontal; tudo pode ser tratado rapidamente e sem nenhum efeito colateral" ressalva. E esqueça o que disseram sobre não ir ao dentista, tranqüiliza Danielle "Qualquer tratamento, por mais simples que seja não causa nenhum dano ao bebê e deixar de ir ao dentista é uma grande bobagem".

Leia mais sobre: gravidez

    Leia tudo sobre: gravidez
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.