Eles ganharam mercado e admiradores no Brasil, com a promessa de ser a bebida do ano

Bastam alguns goles de um bom espumante rosé para você logo embarcar na onda do "think pink" e se sentir a própria "Cinderela em Paris", como Audrey Hepburn ao lado de Fred Astaire no musical de 1957. Depois de conquistar o paladar exigente dos europeus, os rosés prometem ser uma das bebidas mais consumidas durante a primavera e o verão brasileiro.

Segundo Márcia Gombos, da Enoteca Fasano, alegres, festivos e normalmente relacionados aos momentos de celebração, os espumantes rosés se apresentam de maneira extraordinária. Sua cor encanta, passando de rosados fortes e vibrantes, conotações típicas de vinhos jovens e muito frescos, a um tom salmão muito peculiar. As borbulhas (perlage) são outro espetáculo à parte, pequenas, numerosas e com um movimento elegante pela taça.

Para o sommelier Manoel Beato, do grupo Fasano, os aromas e o sabor também merecem atenção. "Os aromas são bem semelhantes aos dos vinhos tintos, com frutas vermelhas. Embora a coloração seja mais próxima dos tintos, pelo contato com a casca das uvas ou a mistura com vinho tinto durante e elaboração, o sabor está mais para branco", diz. 

E não é preciso pensar na região de Champagne para aproveitar a boa fase da bebida. A Chandon, grife de referência dos espumantes naturais, acaba de lançar o Chandon Brut Rosé, resultado de três anos de desenvolvimento e estudos da talentosa dupla de enólogos Philippe Mével e Juliano Perin.

Adaptada ao gosto do consumidor brasileiro mais exigente, tem cor reluzente e sedutora com requintados aromas de morango e cereja. O Chandon Brut Rosé harmoniza muito bem com saladas com tomate ou frutas vermelhas, carpaccios, comida japonesa, pratos à base de cogumelos, peixes e carnes magras de sabor leve, queijos leves e sobremesas não muito doces à base de frutas vermelhas. 

Drink
O bartender do Asia 70, Francisco Lopes, elaborou um drink exclusivo para a Revista i, à base de Chandon Brut Rosé, batizado de Asia Brut. Experimente e comprove que essa é a melhor pedida do momento! 

Ingredientes
* Chandon Brut Rosé
*30 ml de Calvados (brandy feito à base de maçã)
*2 gotas de Angostura Bitters (concentrado de ervas e extratos vegetais, de sabor amargo, muito usado em coquetéis clássicos)
*10 ml de Cointreau

Preparo
Misture os ingredientes, menos o espumante, em um mixing glass com gelo. Coe e coloque em uma taça de champanhe (flute) gelada. Complete com Chandon Brut Rosé e decore com finas fatias de maçã verde. 


Publicado originalmente na Revista i, do Shopping Iguatemi. 
Ásia 70 - Rua Domingos Andrade, s/n (Praça Procópio Ferreira) - Brooklin - São Paulo, SP. Tel.: 5506 4903 
http://www.asia70.com.br

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.