Assumiu o posto de chefe? Nada de ficar nervosa ou descer do salto. Veja como superar os preconceitos e liderar uma equipe masculina sem tremer nas bases

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=ModeloiG%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237491685545&_c_=MiGComponente_C

Você foi promovida a chefe do departamento e isso é motivo de comemorações. Mas na hora de liderar a equipe, bate a velha insegurança: os funcionários são todos homens, inclusive o que disputava o cargo de chefia com você.

Um dos maiores problemas que as mulheres enfrentam, ao exercer cargos de liderança, é ter que mostrar todos os dias, através de comportamentos impecáveis, sua capacidade e potencial de desincumbir-se de algumas tarefas, explica Wilson Mileres, conferencista, treinador e consultor nas áreas de liderança, motivação e vendas.

Trabalhar a autoconsciência ¿ a capacidade de conhecer os próprios estados interiores, preferências, recursos e intuições ¿ minimiza os preconceitos e o complexo de inferioridade. O especialista afirma que a capacitação desta competência está subordinada aos seguintes aspectos: auto-avaliação, autoconfiança e percepção emocional . A auto-avaliação significa conhecer os próprios pontos fortes e limitações, a autoconfiança representa a certeza do próprio valor e capacidade e a percepção emocional é o reconhecimento das próprias emoções, explica Mileres.

Autocontrole
Nada de achar que, ao ter pulso forte, automaticamente os colegas de trabalho irão anular a sua feminilidade. Confie na sua liderança e nos métodos que você acha necessário para executá-la. Líderes autoconfiantes demonstram segurança para aceitar desafios e tarefas difíceis, bem como assumir posição no seu grupo, diz ele. A mulher que quiser liderar precisa desenvolver a capacidade de administrar os próprios impulsos e emoções negativas e canalizá-los de maneira útil, completa.

Confira algumas dicas que vão fazer toda a diferença quando o batom precisa comandar algumas gravatas

Paixão
É fundamental ser apaixonada pelo trabalho, pela empresa e pelas pessoas que você lidera. As pessoas imbuídas de paixão se importam com a vitória dos colegas, dos funcionários e dos amigos. Amam aprender e crescer, e se sentem muito estimuladas quando as pessoas ao seu redor também aprendem e crescem. A paixão auxilia as mulheres na conciliação dos seus compromissos na área profissional e no âmbito familiar.

Ser positiva
A ideia é avançar sempre, prosperar e lidar com mudanças. Energia positiva deixa você mais extrovertida e otimista. Começar o dia com entusiasmo facilita terminá-lo da mesma maneira. E raramente irá fazer você parecer cansada durante a jornada.

Integridade

Confiança é característica importantíssima de uma grande líder. Aqui o que vale é ter princípios e características éticas. Os liderados admiram líderes honestos, de caráter firme e sólida integridade.

Visão de futuro
A mulher líder é aquela que tem capacidade de olhar para o futuro. Elas têm capacidade de visualizar o futuro, de olhar para além dos horizontes do tempo e imaginar as grandes oportunidades que estão por vir.

E não esqueça que líder eficiente precisa...

Ser entusiasmada . Estimular a equipe, impulsionando-a a buscar objetivos e superar metas.

Valorizar as pessoas , comprometendo-se com o desenvolvimento delas.

Ficar próximo da sua equipe e demonstrar o quanto ela é importante.

Comemorar todos os resultados , por mais simples que sejam.

Desafiar o estabelecido , buscando oportunidades para inovar, crescer e melhorar.

Inspirar uma visão compartilhada , adotando a postura de que toda organização, todo movimento social, começa com um sonho.

Apontar o caminho . Os líderes exemplares sabem que para obter o compromisso e alcançar os mais altos padrões, precisam encarnar exatamente o modelo do comportamento que esperam dos outros.


Leia mais sobre: liderança

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.