Problemas à noite? Confira as dicas da especialista para não ficar rolando na cama

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Dormir não é só um instinto do ser humano, mas um descanso obrigatório para o equilíbrio físico e mental. As horas de sono influenciam diretamente na disposição, aparência e no humor.

Mas todo mundo já está cansado de saber da importância do sono. O problema é quando aparece a insônia e o fato de não dormir deixa de ser uma escolha, para se tornar uma conseqüência.

Para as mulheres, má notícia. Estudos comprovam que pessoas do sexo feminino têm mais dificuldade em pegar no sono do que os homens. Isso acontece em decorrência das variações hormonais que elas passam durante o mês.

Na menopausa a situação tende a piorar. A insônia afeta cerca de 60% das mulheres, devido aos efeitos que a fase acarreta: ondas de calor e alterações de humor, entre tantas outras que conhecemos.

Para quem está com problema na hora de ir para a cama, a Drª Helena Hachul, ginecologista especializada em sono da Universidade Federal de São Paulo, indica dez atitudes para mudar na sua rotina e poder dormir como um anjo. Siga as instruções e bom sono!

1. Não fique olhando para o relógio
Não vai adiantar saber que horas são na hora de pegar no sono. Se tiver relógios no quarto, cubra-os quando for para a cama.

2. Não "tente dormir"
Tomar o sono como uma obrigação gera ansiedade e pode piorar ainda mais a insônia.

3. Só vá para cama quando estiver com sono
Evite deitar-se às dez quando seu relógio natural só descansa à meia-noite.

4. Esqueça a televisão
O quarto deve ser um ambiente escuro, com boa temperatura e silencioso. Assistir TV antes de dormir deixa você ligada.

5. Deite-se saciada
Ir para a cama sentindo fome ou sede é um erro comum. Não adianta: os impulsos biológicos não vão deixar você dormir mesmo.

6. Evite refeições pesadas à noite
Fartura não é uma boa palavra para a mesa do jantar. Fique com as comidas mais leves e menos carregadas de líquidos.

7. Deixe a ginástica para as manhãs
Evite exercícios físicos à noite. Prefira fazê-los pela manhã, pois eles estimulam a disposição.

8. Marque horário para o café
Bebidas que contêm cafeína são estimulantes e não devem ser consumidas após certo horário.

9. Evite álcool
Não beba durante a noite se quiser pegar no sono. O álcool pode piorar a insônia.

10. Estabeleça uma rotina
Procure dormir sempre no mesmo horário e crie uma rotina para o seu corpo. Acerte o relógio não só marcando a hora de dormir, mas a de acordar também.

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