Como já dissemos aqui, às vezes  não é preciso mover blocos ou quebrar paredes para fazer uma reforma em casa. Investir em quadros, espelhos ou móveis inovadores são ideias simples que já dão uma cara nova para os cômodos. E entre as táticas de reforma sem gastar muito está a tinta para parede.

Escolher a cor certa de tinta para parede pode fazer maravilhas com o seu cômodo, como deixá-lo mais moderno, mais elegante, com teto mais baixo, mais largo e muitas outras possibilidades. E para ajudar a renovar sua casa ou apartamento, conversamos com a Suvinil  e separamos algumas dicas para não errar.

1. Mescle tons escuros e claros

tinta
série Olhares e Detalhes em parceria com a Suvinil e o canal Life By Lufe do Youtube
Mesclar tons escuros e claros dá um ar de conforto para o ambiente. Projeto por Concretize Interiores (Fernanda Nasser, Luiza Amaral).

A mescla de tons escuros e tons claros traz a sensação de conforto para a casa. Os tons mais escuros de tinta, também chamados de profundos, são considerados mais elegantes.

Por esse motivo, eles ganham um toque mais especial quando mesclados com tons mais claros, como os tons de cinza Nimbus e Barra de Ferro da Suvinil mostrados na imagem acima.

2. Pinte o teto

tinta para parede
série Olhares e Detalhes em parceria com a Suvinil e o canal Life By Lufe do Youtube.
Pintar o teto de cores escuras pode deixar o ambiente ficar menor. Projeto por Concretize Interiores (Fernanda Nasser, Luiza Amaral).

A técnica de pintar o teto dá um ar de “rebaixamento” e essa manobra arquitetônica não se restringe apenas a tons claros. Os tons escuros não são só para as paredes, eles podem trazer resultados incríveis quando aplicados no teto.

Na amostra da Suvinil, o uso de tons escuros como o Grafite Lapiseira no teto e de tons mais claros nas paredes como o Barra de ferro traz a sensação de que o teto é mais baixo, tornando o ambiente mais aconchegante. 

3.Contraste a tinta para parede com a decoração

tinta
Divulgação Suvinil
Tons escuros de tinta para parede podem destacar os objetos de decoração da casa

Tudo fica mais dinâmico no ambiente quando existe uma harmonia entre tinta e móveis. As cores escuras de tintura são ótimas para ressaltar os objetos de decoração , incluindo peças que sejam de cores mais claras ou chamativas.

Você viu?

Na ilustração, a cor Meia-Noite confere um ar sofisticado e único ao cômodo em questão, uma sala de estar.

4. Disfarce as imperfeições das paredes

tinta para parede
Divulgação Suvinil
Utilizar cores escuras nas paredes pode ajudar a corrigir imperfeições

Um dos melhores truques dos tons escuros é a arte de encobrir as falhas das paredes. Às vezes o projeto de construção tem problemas e corrigi-los é muito mais caro do que comprar uma lata de tinta.

Por isso, cobrir leves ondulações e problemas de nivelamento com tintas escuras são boas opções. E por que isso acontece? As cores escuras absorvem luz e dão impressão de que a superfície é mais lisa do que realmente ela é.

5. Use sem moderação

tinta
Divulgação Suvinil
Tons escuros não tem regras para serem usados

Não há restrições para as cores escuras . Os tons mais excêntricos, como o verde, trazem autenticidade aos cômodos e brincar com essa referência pode ser o diferencial da sua casa.

Use as cores escuras na cozinha, banheiro, sala de estar e quartos. O que vale mais é usar a imaginação a seu favor.

Leia também: 5 técnicas de pintura da Casa Cor Rio de Janeiro para você sair do básico

O que achou das dicas para utilizar tinta para parede escura nos ambientes de sua casa e apartamento? Comente abaixo.

    Leia tudo sobre: casa

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!