Você quer cuidar do seu rostinho, mas não sabe por onde começar? Passa pelas lojas de cosméticos e se sente perdida? Fique tranquila, muita gente passa por isso quando está começando a montar uma rotina de skincare.

Para ajudar a esclarecer as dúvidas mais comuns na hora de cuidar da pele conversamos com a dermatologista Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e professora-fundadora do Dermacademy MB, que a seguir dá dicas de como cuidar da mista e oleosa, o tipo mais comum entre as brasileiras. 

Quais produtos são recomendados para diminuir os poros?


Tentar diminuir o tamanho aparente dos poros é um desafio, principalmente porque esse tamanho é determinado geneticamente. A maneira mais rápida de reduzir a aparência de poros grandes é aplicar uma base facial com partículas que refletem a luz, como mica ou escama de peixe. 

“As minúsculas partículas refletoras da luz criam uma ilusão de ótica hospedando-se nos poros e diminuindo a sombra dos poros. O efeito é temporário até que o filme de maquiagem seja destruído ou removido. No entanto, o poro pode ser expandido por sebo retido e restos de pele. Esses materiais podem ser removidos para minimizar a aparência dos poros com o uso de dispositivos de limpeza facial mais recentes e um esfoliante”. 

Os melhores dispositivos para limpeza de poros usam cabeças de silicone em vez das cabeças de escova mais tradicionais. Além disso, O material dentro do poro pode ser afrouxado para melhor remoção com a limpeza usando tônicos com ácido salicílico, uréia e ácido glicólico.

Você viu?

Dá para deixar a pele mais suave e macia?

Para ter uma pele macia e sedosa é recomendado o uso de hidratantes. Junto com o hidrante, a dermatologista recomenda à rotina de cuidados com a pele, um esfoliante para remover os restos das células mortas. “Para pacientes com pele sensível é adequado também o uso combinado de ingredientes calmantes, como a aveia coloidal”, afirma.

O que fazer quando a pele é muito oleosa?

Pele oleosa é um grande desafio, não só para o paciente, mas também para o dermatologista. 

“Quando o sebo sai das glândulas sebáceas e se espalha para cobrir a superfície da pele, ele cria um filme uniforme que permite uma reflexão aprimorada da luz da pele para criar a aparência de pele oleosa.”, acrescenta. 

Uma maneira fácil de conter a oleosidade, uma limpeza facial diária com água e sabão recomendado pelo dermatologista já ajuda. Mas, tenha cuidado: a limpeza facial em excesso pode causar o efeito rebote e criar ainda mais oleosidade. 

Outra maneira de impedir a aparência da pele oleosa é usar uma loção matificante. “As loções matificantes contêm ciclopentasiloxano, um elastômero de silicone que dissolve o sebo e interrompe o filme. Ela pode ser aplicada primeiro a um rosto limpo e lavado”, recomenda.       


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!