Em muitos casos, emagrecer pode não ser uma tarefa fácil, ainda mais quando se passa por situações complicadas de superar, como é o caso da fisioterapeuta Edivana Poltronieri, de 40 anos, que viu o peso aumentar após o término de seu casamento.

Leia também: Kelly Key conta segredos para ter o corpo definido e revela rotina de exercícios

Edivania criou um próprio método de emagrecimento para dar adeus à obesidade e agora ajuda outras pessoas
Arquivo pessoal
Edivania criou um próprio método de emagrecimento para dar adeus à obesidade e agora ajuda outras pessoas


Edivana pesava 92 kg e foi diagnosticada com obesidade grau II, com índice de massa corpórea entre 35,0 e 39,9. Depois de uma experiência negativa em um avião, ela decidiu criar uma maneira de emagrecer e dar adeus aos hábitos ruins.

A fisioterapeuta também é empreendedora e se especializou nas áreas de obesidade e emagrecimento, dermato-funcional e cardiovascular. Insegura com o próprio corpo, ela sentiu a necessidade de perder peso para melhorar seu desempenho no trabalho.

"Eu dava palestras e aulas em todo o Brasil sobre os problemas de saúde causados pela alimentação desregrada e, mesmo sendo uma excelente profissional, não me sentia com credibilidade para falar sobre o assunto sendo que eu estava obesa", diz.

Na infância, Edivana afirma que sempre foi magra e se alimentava de modo adequado. Os problemas com a balança começaram a surgir após se separar. "Todos temos um start, um fator gatilho que disparou o descontrole alimentar, e esse foi o meu", conta. "Entretanto, o meu maior ganho deve-se às minhas duas gestações. Na primeira, engordei 22 kg e, na segunda,14 kg", pontua a fisioterapeuta.

Leia também: É possível comer de maneira saudável em restaurantes fast-food?

Dificuldade em se aceitar

O peso elevado interferia nas atividades do dia a dia e até ter uma boa noite de sono era difícil para a empreendedora. "Se você já acorda cansada, o dia inteiro vai mal. Meu raciocínio, capacidade de memória e reflexos, por exemplo, foram afetados. No trabalho, então, nem se fala!", relembra.

A autocobrança também foi negativa nesse caso. Constantemente, Edivana se perguntava: "Como uma profissional da área da saúde, que pregava qualidade de vida e emagrecia todos seus pacientes, poderia estar acima do peso?". Esse conflito interno prejudicou ainda mais a saúde dela e desencadeou a depressão.

Hora da mudança

Edivania criou o próprio método de emagrecimento, que inclui reeducação alimentar e vitaminas
Arquivo pessoal
Edivania criou o próprio método de emagrecimento, que inclui reeducação alimentar e vitaminas


Você viu?

Muitos fatores, além do bem-estar, contribuíram para que ela desejasse perder peso . O principal, segundo a fisioterapeuta, foi a baixa autoestima. "Eu já não me olhava mais no espelho, tinha que usar roupas que não combinavam com minha personalidade, mas eram as únicas que cabiam", revela.

Além disso, Edivana relata que era frequentemente vítima de bullying e tinha dificuldades para realizar tarefas simples. A gota d'água, porém, ocorreu durante uma viagem de avião. "O cinto de segurança quase não fechou em mim e me neguei a pedir o extensor. Viajei esmagada com vergonha dessa cena", confessa. "Isso me motivou a mudar a minha vida", complementa.

Em janeiro de 2015, ela usou sua experiência para desenvolver um método mais fácil de emagrecimento . Após reunir tudo o que considerava fundamental, a fisioterapeuta deu início à sua jornada rumo ao peso ideal.

Para a empreendedora, o processo foi leve, prazeroso e eficaz, uma vez que conseguiu eliminar 24 kg em três meses. O modo como ela emagreceu chamou a atenção de amigos e parentes.

"A fórmula que parecia mágica, na verdade, era a integração de reeducação alimentar, suplementação de vitaminas, tratamentos estéticos e acompanhamento diário com nutricionista e psicólogo", esclarece Edivana.

Os resultados foram tão satisfatórios que mudaram a maneira como a mulher se enxergava. "Escolher minhas roupas, me olhar no espelho e me achar bonita novamente não tem preço nenhum no mundo que pague. Voltei a me amar", celebra.

5S Estilo de Vida Saudável

A empreendedora enxergou nisso a possibilidade de ajudar outras pessoas e batizou o procedimento de 5S. Por meio dele, ela criou o  5S Estilo de Vida Saudável que, segundo a especialista, já colaborou para que mais de 40 mil pessoas conseguissem emagrecer de modo sustentável e com saúde. “O objetivo do 5S é inspirar pessoas a adotarem hábitos saudáveis, resultando em qualidade de vida e longevidade”, salienta.

Edivana relata que decidiu desenvolver um jeito de perder peso rápido e eficaz depois de "sofrer na pele" os efeitos negativos da obesidade para o corpo e para a mente. "O 5S pra mim é hoje a minha causa, a minha luta. O que me move do acordar ao dormir! Servir para nutrir a felicidade de pessoas inspirando-as a adotar um estilo de vida mais saudável, sem estereótipos, sem padrões, mas sendo você mesmo", acrescenta.

O programa já existe há quatro anos e a criadora destaca que ele passa por "constantes evoluções e aprimoramentos para proporcionar uma experiência, não um método engessado".

"Lançamos um sistema personalizado de gestão de relacionamento e tratamento do cliente para todas as clínicas parceiras, além da nossa própria plataforma de relacionamento – o Aplicativo 5S – no qual os profissionais e pacientes trocam informações todos os dias. E mais do que reposicionar a nossa marca, comprovamos cientificamente nossa metodologia", conclui.

O emagrecimento passa pelo respeito aos limites

Atualmente, a fisioterapeuta pesa 71 kg, se diz mais feliz que nunca e aconselha quem deseja emagrecer . "Você precisa reconhecer que precisa de ajuda. Você precisa de pessoas durante toda a jornada. Não tente mais sozinho. Pode até dar certo por alguns dias e meses, mas o permanecer depende da força de uma comunidade. Respeite os limites do seu corpo e permita-se se conhecer", diz.

Além disso, é fundamental não desanimar nem se cobrar demais para que os resultados apareçam. "Você não é fracassado. Os métodos e caminhos que utilizou é que não eram os ideais pra você! Você é e sempre será um vencedor", finaliza.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!