Dame Sarah Gilbert e sua boneca Barbie
BBC/Pa Media
Dame Sarah Gilbert e sua boneca Barbie


Dame Sarah Gilbert, cientista que projetou a vacina Oxford-AstraZeneca contra a COVID-19, vacina mais usada atualmente no combate ao coronavírus (com doses enviadas para mais de 170 países), está entre as mulheres a serem nomeadas como “2021 Role Model” (modelo inspirador) pela Mattel, fabricante da boneca Barbie. Dame disse que achou a criação muito estranha no início, mas espera que a iniciativa possa inspirar as crianças. 

“Meu desejo é que minha boneca mostre a crianças carreiras que elas podem não conhecer, como uma vacinologista”, declarou ela. Sarah é uma das seis heroínas da pandemia homenageadas pela Mattel nas áreas de ciência, tecnologia, matemática e engenharia.

Nos últimos anos, a Mattel vinha recebendo críticas à boneca Barbie, que cria uma imagem irreal de feminilidade; agora ela oferece bonecos temáticos em torno de carreiras como bombeiro, médio e astronauta, em uma variedade de tons de pele que foge da sua boneca loira original, lançada em 1959.


"Tenho paixão por inspirar a próxima geração de meninas nas carreiras Stem e espero que as crianças que virem minha Barbie percebam como as carreiras científicas são vitais para ajudar o mundo ao nosso redor", concluiu Dame Sarah à BBC.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!