Tamanho do texto

Dez atitudes que denunciam que você vai levar seu relacionamento para o buraco e como resolvê-las

Você está sabotando sua relação? Saiba identificar - e resolver - cada problema
Getty Images
Você está sabotando sua relação? Saiba identificar - e resolver - cada problema

Por mais que você goste de um homem, muitas vezes é comum ter atitudes que vão sabotando a relação.

Certos comportamentos são absolutamente desnecessários e vão minando os sentimentos, até que o relacionamento desça pelo ralo.

A sexóloga Fatimah Moura lista 10 atitudes que costumam denunciar quando você está agindo assim.

Veja as dicas da especialista, que apresenta o programa de rádio “A gente precisa conversar”, na Nativa FM e, além disso, é autora dos livros “Sexo para mulheres casadas” (Ed. Original) e “Sexo amor e sedução” (Ed. Harbra).

1. Esquecer de você mesma
Problema:
Você parou de se cuidar, não se produz, usa qualquer roupa para ficar em casa e dorme com uma camiseta esgarçada (daquelas com propaganda de vereador).
Solução: N ão se abandone. Por você e por ele, cuide-se, da saúde, do corpo e do visual.

2. Fazer cobranças
Problema: Quando a primeira coisa que você pergunta quando liga no celular dele é “onde você está?”, não espere que a relação vá bem.
Solução:  Confie em você. Cobranças só prejudicam a relação e, pior, não resolvem nada.

3. Viver reclamando
Problema: V
ocê vive se queixando da vida, do casamento, do trabalho, do carro que está velho... Ninguém aguenta gente amarga.
Solução: Enxergue as coisas boas, que com certeza também fazem parte da sua vida. Se há coisas ruins, faça algo para mudá-las. Resmungar não soluciona problemas.

4. Jejum sexual
Problema: Você fica fugindo do sexo? Um dia está cansada, em outro com dor de cabeça e a transa vai sendo adiada? Mau sinal...
Solução:  Pare de dar desculpas e descubra o que está errado com a relação para você ter perdido o apetite sexual. E, claro, resolva.

5. Discussões fora de hora
Problema:
 Quarta-feira, na hora do futebol, não é hora de discutir a relação. Se você fica criando polêmicas nas horas erradas, saiba que está minando sua relação (e vai explodir).
Solução: Aceite que ele tem outros prazeres na vida, além da sua companhia. Assim como você deve ter seus gostos, suas amizades e seus programas.

6. Viver em função dele
Problema:
Não se esqueça que a sua vida não gira em torno de um homem. E ele não quer isso, também. Se você está constantemente à disposição, não dá chance dele sentir saudade.
Solução: Seja atenciosa com ele, mas não exagere. Lembre-se que você também tem seus desejos e suas necessidades (e deve atendê-los).

7. Tomar a frente de tudo
Problema:
A mulher que toma a frente de tudo, toma todas as decisões e é independente demais também cansa. O homem quer se sentir necessário na vida dela.
Solução: Dê espaço para que ele tome algumas decisões da vida a dois – desde as menores, como fazer a lista de supermercado, até coisas maiores. Isso faz bem para o homem.

8. Criticar demais
Problema:
É preciso dizer que ficar criticando o parceiro, bancando a dona da verdade, tira qualquer um do sério?
Solução: Pare de criticar tudo. Tire do seu vocabulário a irritante frase: “está vendo? eu te disse!”

9. Falta de assunto
Problema:
Algumas mulheres têm apenas um assunto com o seu companheiro: o próprio relacionamento dos dois (e tudo que o envolve).
Solução: Seja informada, agradável. Saiba conversar sobre outros temas. É muito desgastante uma companhia que vive em um universo tão restrito.

10. Tentar mudar o homem
Problema:
 Há, ainda, quem acredite que pode mudar as pessoas. Conhece os hábitos do amado, discorda deles e acha que, quando o relacionamento estiver mais firme, poderá transformar tudo.
Solução: Não gosta do jeito dele? Procure outro ou aceite, sinceramente, como ele é. Mudar alguém você não vai conseguir.

Leia mais no Delas