Estrela do passeio noturno do zoológico deixa dez filhos

Tetéia, uma das mais antigas moradoras do zoo São Paulo, morreu nesta sexta
Divulgação/Carlos Nader
Tetéia, uma das mais antigas moradoras do zoo São Paulo, morreu nesta sexta
Tetéia, a hipopótamo matriarca do Zoológico de São Paulo, morreu nesta sexta (5), aos 53 anos de idade e 48 de zoo, depois de cinco semanas com um quadro clínico grave, piorado pela idade. Veterinários, biólogos e tratadores dizem que a tinham “como parte da família” e se esforçaram para reverter o quadro.

Leia também:
Como lidar com a perda do pet
Teste: Você é um dono educado?

Funcionários do Zôo não escondem a tristeza resumida na declaração do diretor presidente da instituição, Paulo Magalhães Bressan: “Com mais de 40 anos de formado na medicina veterinária, já presenciei a morte de animais queridos. Não podia imaginar o nível de emoção que me tomaria ao ter que participar da decisão da eutanásia da Tetéia. Ela era especial”.

Ela deixa dez filhotes, entre eles, um casal de gêmeos. Sua filhota caçula – Sininho - dividia a morada com ela e permanecerá participando dos passeios noturnos, onde Tetéia era a estrela.

Leia também:
Para não ver animais no lixo, donos procuram crematórios
Animais de estimação afetam relações dentro da família

Além de Sininho, o macho Pororó, neto de Tetéia, também vive em São Paulo, no Zoo Safári. Outros filhos dela estão espalhados pelo Brasil, nos zôos de Brasília, Goiânia (GO), Americana, Leme e São José do Rio Preto (SP). Tetéia, assim como outros “velhinhos” do Zôo, recebia atenção especial dos veterinários e biólogos com acompanhamento geriátrico, reforço de vitaminas na alimentação e protetores de articulação. Um dos problemas da Teteia era uma severa artrose.

Um hipopótamo em cativeiro tem vida média de 45 anos. Ela chegou a São Paulo em 1964, vinda de Córdoba, na Argentina.

CURTA A PÁGINA DO DELAS NO FACEBOOK E SIGA NO TWITTER

Tetéia, à esquerda, com a filha Sininho
Divulgação
Tetéia, à esquerda, com a filha Sininho

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.