Estudo diz que aqueles com certos traços de personalidade são mais felizes pela forma como pensam sobre passado, presente e futuro

Uma atitude positiva em relação ao passado ajuda a ser mais feliz agora
Getty Images
Uma atitude positiva em relação ao passado ajuda a ser mais feliz agora
Pessoas que se lembram com carinho do passado têm mais chances de serem felizes no presente, afirma um novo estudo da San Francisco State University. Da mesma maneira, os pesquisadotres descobriram que aqueles que tendem a se concentrar em arrependimentos ou lembranças negativas não são tão satisfeitos com a própria vida atual.

Leia também:
- É possível escolher ser feliz?

- Ser gentil faz diferença
-Teste: você sabe perdoar?

A personalidade tem muito a ver com a maneira que cada um se lembra do passado, diz a pesquisa, que examinou como níveis de extroversão, neurose , consciência e afabilidade se relacionam com atitudes e satisfação com a vida. O estudo sugere que aqueles com determinados traços de personalidade são mais felizes que outros por causa da maneira como pensam a respeito de passado, presente e futuro.

"Nós descobrimos que pessoas muito extrovertidas são mais felizes com suas vidas porque tendem a ter uma visão positiva e nostálgica do passado e têm menos propensão a pensamentos negativos e arrependimentos. Pessoas com resultados altos na escala de neurosa, por outro lado, têm essencialmente a visão oposta do passado e, como resultado, são menos felizes”, diz Ryan Howell, coautor do estudo e professor-assistente da psicologia na San Francisco State University.

Ao longo das últimas três décadas, muitos estudos têm sugerido que a personalidade é um indício poderoso dos níveis de satisfação que alguém pode ter com a vida. As últimas descobertas ajudam a explicar os motivos: as pessoas que são capazes de mudar a percepção de memórias dolorosas podem ser também capazes de melhorar sua felicidade e satisfação, sugerem os autores.

"A personalidade influencia a maneira com que cada um enxerga o passado, o presente e o futuro, e são essas perspectivas que dirigem a perspnalidade de alguém, afirma Howell.

E ainda:
- Descubra: Que deusa você é?
- Saber jogar as coisas fora faz bem

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.