Ação inconsciente é adotada para impressionar homens e afastar mulheres rivais

Cuidado ao escolher a roupa é maior no período de ovulação da mulher
Getty Images
Cuidado ao escolher a roupa é maior no período de ovulação da mulher
Em período de ovulação, as mulheres se vestem melhor e compram roupas e acessórios para atrair um parceiro. Mas também para desencorajar as rivais, segundo estudo de marketing realizado por uma universidade americana e publicado segunda-feira (15/8).

Inconscientemente, as mulheres em período de ovulação vestem-se "para impressionar" não apenas os homens, mas as que poderiam ser suas rivais, afirma o estudo da escola de administração da Universidade de Minnesota (norte dos Estados Unidos).

O estudo, divulgado no "Journal of Consumer Research", volta-se para estabelecer as ligações entre a compulsão de compra e fatores hormonais.

"O desejo que têm as mulheres, no momento importante de sua fecundidade, de escolher inconscientemente artigos que destacam sua aparência é movido pelo desejo de serem mais sedutoras que as rivais", afirma Kristina Durante, autora da pesquisa que ouviu 269 mulheres. "Se você é mais desejável que a concorrência, tem mais chances", resume ela.

"Descobrimos que, quando estão em período de ovulação, as mulheres escolhem artigos de moda mais 'sexy', tendo como ponto de referência outras mulheres sedutoras de seu entorno", explica Kristina.

Durante o estudo, fotografias de mulheres sedutoras moradoras nos arredores foram mostradas a mulheres em período de ovulação. Elas deveriam, em seguida, escolher roupas e acessórios. "Descobrimos que as mulheres em período de ovulação compravam artigos mais sexy quando tinham na cabeça a imagem de mulheres sedutoras da vizinhança", acrescentou a pesquisadora.

"Se você mora em Nova York, outra mulher que mora em Los Angeles não será percebida como concorrente". Esta rivalidade com mulheres sedutoras da vizinhança é inconsciente. "Durante cinco a seis dias por mês, as mulheres que ovulam, são mais de um bilhão de consumidoras", precisa o estudo de marketing.

Este desejo de compra de artigos e serviços que destaquem a aparência, levado pelo ciclo ovariano, aplica-se não apenas a roupas e calçados, mas também a produtos de beleza, suplementos vitamínicos, artigos de fitness e à cirurgia estética.

Leia também: Sites de compra coletiva trazem descontos e gastos por impulso

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.