Pesquisa britânica afirma que mulheres se sentem intimidadas ao 'encostar o carro' e preferiam ter atendimento especializado

31 por cento das mulheres se sentem intimidadas
pelos mecânicos quando têm de levar o carro
para o conserto
Getty Images
31 por cento das mulheres se sentem intimidadas pelos mecânicos quando têm de levar o carro para o conserto
Em pesquisa realizada com 4 mil mulheres, uma empresa de seguros automotivos do Reino Unido descobriu que o sonho das motoristas britânicas é ter uma oficina mecânica especializada em atender o público feminino. 31% das entrevistadas declararam que esta seria a melhor solução para um velho problema das mulheres: levar o carro ao mecânico e se sentir enganada ou intimidada.

Segundo o WhatCar.com, site automobilístico britânico, a pesquisa descobriu também que 52% das inglesas participantes acham simplesmente assustador levar o carro ao mecânico. Porém, não é por entenderem ou não nada sobre o funcionamento do carro. “Mais de 70% das mulheres sabem como checar o óleo, a água e calibrar os pneus. Mas uma mecânica ainda parece muito mais pertencente do universo masculino”, afirmou Sian Lewis, gerente da Diamond.

De acordo com o site do jornal Evening Gazette, no ano passado uma empreendedora chamada Yvette Sheekey abriu a oficina feminina Penelope’s Pitstops, na Inglaterra. Segundo ela, muitos profissionais da área veem uma mulher - ou até um homem de terno - e já se perguntam quanto dinheiro conseguirão tirar daquela pessoa, independentemente do valor do trabalho.

Por aqui, enquanto não temos iniciativas assim, vale seguir algumas regrinhas básicas para manter seu carro funcionando bem e não ter de levá-lo à toa para o conserto. Passar na lombada com uma roda de cada vez e deixar o pé sobre a embreagem são alguns dos vícios que devem ser evitados.

E, se não tiver jeito, conheça aqui algumas dicas essenciais para não ser enganada na hora de colocar os pés – ou melhor, as rodas – na oficina mecânica. E anote: o Instituto de Qualidade Automotiva (IQA) pode ajudá-la a encontrar uma oficina certificada. Basta entrar no site da instituição , que é certificada pelo Inmetro.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.