Mulheres na nossa mira em 2012

Ousadas, talentosas, inovadoras, admiráveis. Confira as mulheres que vão ficar no nosso radar em 2012

Cáren Nakashima e Livia Valim para o iG São Paulo

Mulheres estão todo tempo às voltas com mudanças. Entre filhos, relacionamentos, trabalho e sonhos são, com mais frequência até do que eventualmente gostariam, convocadas a se reinventar. Selecionamos algumas mulheres que por razões diversas tiveram que fazer opções inovadoras, mudar o rumo de suas vidas ou lançar-se em novos projetos em 2011 e que, em função disso, vão ficar no nosso radar em 2012. Porque elas prometem dar o que falar...

Divulgação
Vera Egito, cineasta
Quem: Nanda Costa, 25 anos, nascida em Parati, RJ.

Profissão: atriz

Fique de olho : Ela foi escolhida pela autora Glória Perez para ser a protagonista de sua próxima novela, que estreia no segundo semestre de 2012. Juliana Paes estaria no papel, mas deixou o projeto para viver “Gabriela” em um remake que também vai ao ar em 2012. Nanda estará nas telonas em dois filmes: “Febre do Rato” e “Gonzaga – de pai para filho”.

Sonhos, planos e ideias para 2012: “Amo poder me comunicar através das minhas personagens, criar e recriar. Sei muito pouco sobre a personagem da trama de Glória Perez, mas posso afirmar que será um trabalho intenso. Quanto maior o desafio, maior o meu estímulo e a minha vontade”.

Você acompanha: Nanda diz não ter paciência para as redes sociais e não gosta nada da ideia de alguém falar por ela, por isso deletou uma conta que tinha no Facebook. “Sou adepta do bom e velho e-mail”. Para saber de sua carreira, acompanhe os sites de notícias, ela deve aparecer bastante por eles em 2012. ( No iGGente, você acompanha tudo que acontece nas novelas na seção TV&Novela )

Divulgação
Vera Egito, cineasta
Quem: Fátima Bernardes, 49 anos, nasceu na capital carioca.

Profissão : jornalista

Fique de olho: Após 14 anos dividindo com William Bonner a apresentação do Jornal Nacional, da TV Globo, ela deixou a bancada para Patrícia Poeta e está trabalhando em um novo projeto, que deve estrear em abril, nas manhãs de segunda a sexta, após o “Bem-estar”. Fátima e a emissora ainda não falam sobre o formato do programa, mas especula-se que será um talk-show nos moldes do que consagrou a norte-americana Oprah Winfrey.

Sonhos, planos e ideias para 2012: O programa “é um sonho antigo que eu vinha amadurecendo. Em abril de 2011, entreguei um resumo do que eu queria fazer e fiquei muito feliz quando soube que o projeto tinha sido aprovado”, declarou a jornalista em entrevista coletiva. Ela garantiu que é diferente de tudo o que existe hoje na TV e que seu papel de jornalista não será abandonado.

Você acompanha: Ao contrário de seu marido, William Bonner, assíduo frequentador do Twitter, Fátima Bernardes não é adepta das redes sociais. Para acompanhá-la, só mesmo nos sites de notícias, já que volta e meia surge uma nova especulação sobre o programa misterioso da apresentadora.

Divulgação
Vera Egito, cineasta
Quem: Marin Alsop, 55 anos, nascida em Nova York, nos EUA.

Profissão: regente

Fique de olho: Ela foi nomeada a nova regente titular da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), que nunca havia tido uma mulher nesse posto. A Osesp é considerada uma das melhores orquestras do mundo e Marin deve permanecer no cargo por um período de 5 anos.

Sonhos, planos e ideias para 2012: “Fiquei impressionada com a qualidade e o comprometimento da Osesp. Estou muito motivada com as enormes possibilidades à nossa frente. Achei inspirador o desejo dos músicos de fazerem música num nível alto ao extremo e também a abertura deles para novas ideias e iniciativas. O Brasil passa por um renascimento econômico e cultural e não vejo a hora de contribuir para isso”. Marin tem a ambição de transformar a Osesp na melhor orquestra do mundo.

Você acompanha: No site da própria Marin Alsop e no site da Osesp


Divulgação
Vera Egito, cineasta
Quem: Luiza Helena Trajano, 61 anos, nasceu em Franca, no interior de São Paulo.

Profissão: empresária

Fique de olho : Ela foi convidada pela presidente Dilma Rousseff para comandar a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, que terá status de Ministério. Luiza já aceitou o desafio e espera a aprovação do projeto de criação do órgão que será responsável pelas políticas públicas voltadas para as empresas de pequeno e médio porte, para as cooperativas e para associações relacionadas ao setor.

Sonhos, planos e ideias para 2012: Luiza foi responsável por transformar uma empresa familiar do interior de São Paulo na terceira rede de varejo no Brasil, o Magazine Luiza. A estratégia sempre foi proximidade com os clientes e promoções agressivas.

Você acompanha : Luiza está no twitter: @luizatrajano

Divulgação
Vera Egito, cineasta
Quem : Lícia Manzo, 46 anos, nasceu na capital fluminense.

Profissão : escritora

Fique de olho: Pela primeira vez ela é autora principal de uma novela e sua estreia não poderia ser melhor: o folhetim das 18h “A Vida da Gente”, sucesso de público e crítica. A trama conta de forma delicada a história das irmãs Ana (Fernanda Vasconcellos) e Manu (Marjorie Estiano).

Sonhos, planos e ideias para 2012: "Meu plano para 2012 é tirar férias (risos). Produzo muito a partir do que vivo e experimento. Uma novela te esvazia muito. Você tira muitas coisas de dentro de você. Preciso me encher novamente. Preciso ir ao cinema, ler, viver e conviver com minha filha para ter algo para dar de novo. Meu plano para 2012 é parar e me encher."

Você acompanha : Lícia não possui contas públicas em redes sociais. A melhor maneira de acompanhar seu trabalho é de segunda a sábado, às 18h, na TV Globo.

Divulgação
Vera Egito, cineasta
Quem: Daniela Arrais, 29 anos, nasceu em Recife, Pernambuco, e Luiza Voll, 28 anos, nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Profissão: Jornalista e publicitária, respectivamente

Fique de olho: A dupla, figuras conhecidas na internet (entre as empreitadas, Daniela é a autora do aclamado blog Don’t touch my Moleskine ) comanda a Contente, empresa de criação de projetos especiais que já está chacoalhando as redes sociais, principalmente com manifestações artísticas. Criadoras do #instamission , projeto colaborativo que convoca os membros da rede social Instagram a dividirem fotos temáticas, Luiza e Daniela lançarão na rede o projeto Dia de Festa. “Começamos visitando o México, no Dia dos Mortos. Sairemos pelo mundo documentando manifestações de alegria, reflexão e celebração para mostrar para as pessoas”, conta Daniela, “Além de dar continuidade ao Instamission , temos muitos outros projetos na fila de produção. 2012 será um ano bom!”, conta Luiza.

Sonhos, planos e ideias para 2012 : “Fico fascinada quando as pessoas decidem produzir algo exclusivamente delas, mostrando suas próprias visões”, fala Luiza. Daniela está apaixonada por fazer as coisas que quer e tem vontade. “Parece simples, mas tantas vezes a gente se prende a situações que não permitem que façamos tudo de acordo com o que queremos. Por isso não tem palavra melhor do que Contente para descrever nossas motivações. Eu e Luiza nos apaixonamos e nos empolgamos cada vez que inventamos um projeto novo, cada vez que conhecemos pessoas inspiradoras, cada vez que viajamos e abrimos os olhos para o mundo!”

Você acompanha: No Twitter: @daniarrais e @luizavoll  No site: Don't touch my moleskine e no Facebook:

Divulgação
Vera Egito, cineasta
Quem: Fernanda Yamamoto, 32 anos, nascida na capital paulista.

Profissão : estilista

Fique de olho: Ela vai desenvolver uma coleção de roupas de festa e vestidos de noiva e está em negociação para criar uma linha de objetos de decoração. Desde 2010 participando da São Paulo Fashion Week, Fernanda é a pupila mais elogiada por Jum Nakao.

Sonhos, planos e ideias para 2012: “A coleção de festa vai fazer com que a minha marca, que ainda é jovem, cresça muito. Estou ansiosa para que isso aconteça”. Fernanda foi escolhida em um concurso com estilistas do mundo inteiro para ser a única designer não japonesa a desfilar na semana de moda de Tóquio. O desfile foi cancelado por conta do tsunami, mas as imagens dos modelos que ela havia desenvolvido circularam na internet.

Você acompanha: No site Fernanda Yamamoto e no Facebook

Divulgação
Vera Egito, cineasta
Quem: Vera Egito, 29 anos, nasceu na capital paulista

Profissão: cineasta

Fique de olho: Ela deve filmar em 2012 seu primeiro longa como diretora, “Maria Antônia – A Incrível Batalha dos Estudantes”. O filme promete conquistar a crítica porque a cineasta foi a primeira na história de Cannes a ter duas produções premiadas num mesmo ano: os curtas “Elo” e “Espalhadas pelo ar”.

Sonhos, planos e ideias para 2012: “Meu amor é o cinema, isso não vai mudar nunca. Mas estou vivendo uma paixão fulminante pelo teatro, que é onde tudo em dramaturgia começou”. Vera estreia em abril sua primeira direção em teatro. É a peça Midsummer , com Guta Ruiz e Paulo Vilhena no elenco.

Você acompanha: No site da produtora Paranoid , da qual Vera faz parte

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=delas%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1597522960062 &_c_=MiGComponente_C Quem: Bruna Beber, 27 anos, nasceu em Duque de Caxias, RJ

Profissão : poeta

Fique de olho: Ela vai publicar seu terceiro livro de poemas, “Rua da Padaria” (Móbile Editorial) e levará sua exposição “Papeis Privados” para a capital carioca. A mostra é composta de poemas e frases escritas em papeis de forrar assento sanitário. Parece polêmico? Mas conseguir aproximar a poesia do cotidiano e da cultura pop é o grande triunfo de Bruna.

Sonhos, planos e ideias para 2012 : “Estou experimentando a palavra longe do texto puramente escrito: comecei a compor músicas e melodias, escrevi para o teatro e fiz minha primeira exposição. Digamos que minha paixão no momento é a ventilação!”. A peça de Bruna, “Fragmentos”, está em cartaz no Rio.

Você acompanha: no Twitter, @brunabeber e no site Avó Dinossauro .

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=delas%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1597529213023 &_c_=MiGComponente_C Quem: Mônica Rangel, 50 anos, nascida em Juiz de Fora, MG.

Profissão: chef de cozinha

Fique de olho : Ela foi escolhida pela Embratur como parceira em um projeto que pretende usar a gastronomia brasileira para promover o turismo do País. Mônica vai viajar por 12 países apresentando a culinária tupiniquim.

Sonhos, planos e ideias para 2012: “Amo a cozinha e estou muito feliz por poder divulgar pelo mundo a culinária brasileira, que amo”. Mônica faz uma cozinha mineira contemporânea em seu restaurante Gosto com Gosto, em Visconde de Mauá, no Rio de Janeiro.


Você acompanha: no Twitter @monicarangel e no Facebook

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=delas%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1597528011044 &_c_=MiGComponente_C Quem: Mayra Aguiar, 20 anos, nasceu em Porto Alegre, RS.

Profissão : judoca

Fique de olho: Ela irá defender o Brasil nas Olimpíadas de 2012 e diz que vai fazer bonito. Em 2011, Mayra levou o bronze nos Jogos Pan-americanos e no Mundial da França.

Sonhos, planos e ideias para 2012: O lugar mais alto no pódio durante os Jogos Olímpicos é o grande sonho de Mayra. Para se preparar, ela está fazendo um estágio com quem tem tradição no judô: os japoneses. E, para não perder o ritmo, acaba de ganhar o bronze no Grand Slam do Japão.


Você acompanha : No site da Sogipa, Sociedade de Ginástica de Porto Alegre

CURTA O DELAS NO FACEBOOK E SIGA NO TWITTER

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG