Especialistas ensinam truques que podem ser aplicados no dia a dia para agilizar a sua rotina

Aprenda a não ser inimigo do relógio
Getty Images
Aprenda a não ser inimigo do relógio
Dois especialistas em organização, Rafaela Lima, do blog Organizar Para Viver Melhor , e José Luiz Cunha, diretor-geral do site Organize Sua Vida , consultados pelo iG , dão conselhos para as pessoas que querem aproveitar melhor o seu tempo:

- Verifique a roupa que você vai vestir no dia anterior para ter certeza que não está suja e nem precisando de reparos. Isto economiza 15 minutos. Se deixar para decidir o que usar pela manhã, além do tempo de escolha, se aparecer qualquer problema, você terá que procurar ainda por outra opção.

- Utilize um agenda para marcar todos os seus compromissos do dia. Você poderá fazer tudo que precisa e não esquecer nada. Isso faz com que você não faça tarefas a esmo, sem direcionamento.

- Mantenha os seus arquivos no computador armazenados de forma que o acesso seja fácil. Isto poderá fazer você economizar cerca de 20 minutos, ao longo de seu dia de trabalho.

- Separar maquiagem e produtos de higiene e beleza por categorias como olhos, rosto, corpo, mãos e outros em caixas organizadoras facilita na hora da utilização e economiza 15 minutos.

- Utilize uma bandeja com divisórias num local próximo à porta de entrada da casa, para separar as chaves, celular, óculos, documentos do carro e outros itens pequenos. Para manter o local ainda mais organizado, pode colocar em cada compartimento uma etiqueta com o nome dos membros da família. Com esta simples atitude você economizará 15 minutos diários que seriam perdidos na procura destes itens, por exemplo.

- Agrupar e ordenar os itens na despensa economiza 10 minutos para cozinhar.

- Cozinhe o suficiente para duas refeições. Se você levar 30 minutos para cozinhar uma refeição e puder usá-la por dois dias, você ganhará 15 minutos em um dia.

- Se todos os membros da família esvaziarem os bolsos das roupas antes de colocá-las no cesto de roupa suja, você economiza 5 minutos por não ter que conferir peça por peça.

- Colocar as contas regulares, como as de água, luz e telefone, no débito automático pode ganhar 10 minutos, caso faça o pagamento via internet, e até 1 hora caso faça o pagamento no banco.

- Ensinar os filhos a guardar os brinquedos ao final da brincadeira economiza 15 minutos na arrumação diária. Além disso, ele se torna mais independente e aprende o senso de organização.

Leia também:
- Ganhe 2 horas por dia reorganizando seu cotidiano
- Closet na medida
- Organização faz diferença