A arquiteta Fernanda Marques repensou o projeto de sua casa para abrigar seus filhos e os do marido com mais conforto

Imagine uma casa com seis filhos. Essa é a realidade da arquiteta Fernanda Marques. Para acomodar os filhos dela e do marido na casa de 600 m² no Jardim Europa, em São Paulo, ela precisou repensar os espaços. Aumentou o número de quartos, criou uma sala de televisão, e uma sala de jantar mais ampla, separada da cozinha. No total, agora, a casa tem cinco quartos e cinco salas.

“Por ser muito antigo, o imóvel também não tinha tantos banheiros, acessos e ajustes contra violência”, afirma a arquiteta que, com as modificações, acabou dando ares modernos a amplos espaços, ideais para quem tem uma família grande.

“Virou uma boa síntese do que eu acredito, com portas de correr, uso de grandes vãos que trazem o lado de fora para dentro dos ambientes e os deixam iluminados.”

Mas não é só o lado interno da casa que reflete o estilo da arquiteta e de sua família. Na área de lazer, além da piscina, a casa ganhou uma parede de escalada de sete metros de altura. “Queria diminuir o muro, mas os vizinhos protestaram. Foi aí que tive a ideia e o que era um problema virou uma coisa deliciosa.”

Apesar de a área ter certa semelhança com o convés de navio, Fernanda explica que ela não foi intencional. “Uso muitas linhas retas, ortogonais. Quebro isso com formas arredondadas, madeira e a iluminação natural para dar uma aquecida.”


    Leia tudo sobre: casa
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.