Espaços reservados para os filhos é o que não falta no apartamento da tabeliã Ionara Gaioso, em Brasília

Na casa da tabeliã Ionara Gaioso, não há segredos. Ela mesma faz questão de dizer que tudo ali foi pensado para facilitar a vida de seus dois filhos: Pedro, de 2 anos, e João, de 6 anos. No imóvel de 240 m², na Asa Norte de Brasília, não tem nada que ofereça risco às crianças. “Queria que eles pudessem ficar à vontade em todos os cômodos”, conta.

Para atender à solicitação, a arquiteta Marcela Passamani fechou a sacada do quarto dos meninos com vidro e tela para transformá-la em uma brinquedoteca segura. “Os brinquedos ficam todos nesse espaço. Então eles entendem que o quarto é um local apenas para descanso”, diz Ionara.

Sem televisão, o dormitório em tons de azul, com teto e parede revestidos por delicados tecidos pintados à mão é um convite aos bons sonhos. Um jogo de móbiles formado por bonecos em papel machê e fotos da família serve de divisória entre as camas.

Fanática por fotografia, Ionara gosta de deixar a imagem dos filhos exposta em vários lugares, especialmente nos quartos. No dela, onde as linhas retas e a decoração clean prevalecem, fotos ampliadas fazem as vezes de quadro, ao lado da tevê. A varanda anexa também foi fechada para se transformar em escritório. “É um local de trabalho, mas também passo muito tempo com meus filhos ali”, diz.

O quarto ocupado pelo filho caçula durante os primeiros meses de vida foi conservado para receber o próximo bebê da casa, que está nos planos do casal.

Para a área social, seguiu-se a mesma premissa de cuidado com as crianças. Daí existirem poucos cantos não-arredondados e objetos de decoração. Com estilo moderno e detalhes em cores marcantes, a área social foi pensada para reunir os amigos na varanda, salas de estar, jantar e TV, integradas.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.