Na maioria dos casos, a gestação não precisa mudar a rotina da grávida

Segundo o obstetra Luiz Fernando Leite, sexo durante a gestação não faz mal ao feto, a menos que a gravidez apresente algum risco
Getty Images
Segundo o obstetra Luiz Fernando Leite, sexo durante a gestação não faz mal ao feto, a menos que a gravidez apresente algum risco
Fazer sexo durante a gravidez desperta mais uma das várias inseguranças das futuras mães. “Elas perguntam muito se vai machucar o bebê”, diz o  Mesmo assim, mães e pais costumam ficar preocupados.

Leia também:

- O que pode e não pode durante a gravidez

As grávidas têm até um aumento da libido durante a gestação, em função dos níveis de estrogênio no corpo. “Ela tem vontade, mas aí são os maridos que também têm receio”, aponta Leite.

O desconforto pode vir em função das mudanças no corpo da mãe, principalmente com o aumento da barriga e sobrecarga na coluna. Mas não há contraindicação a nenhuma posição sexual nem mesmo ao sexo anal. Tudo vai depender da vontade e disposição do casal. “Só é proibido quando tem sangramento, uma infecção ou suspeita que a bolsa rompeu”, explica o obstetra.

Transar, no final da gravidez, pode ajudar até a estimular o parto. “Na penetração há uma contração no útero. A manipulação dos mamilos e outros estímulos também causam isso”, revela Leite.

Veja mais sobre maternidade:
As mudanças no casamento depois dos filhos
Guia do bebê: do nascimento ao primeiro aniversário

    Leia tudo sobre: gravidez
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.