O crème caramel é uma receita francesa que deu origem ao tradicional pudim de leite

Pudim - creme caramel
Reprodução
Pudim - creme caramel

Receita do livro Chef Profissional, Instituto Americano de Culinária [Editora Senac]

Ingredientes
Para o caramelo:
60ml de água
163g de açúcar

Para o creme:
690ml de leite
170g de açúcar
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
4 ovos, ligeiramente batidos
3 gemas

Modo de fazer
Para o caramelo:
Coloque a água e uma pequena quantidade do açúcar numa panela, em fogo médio. Espere o açúcar derreter. Adicione o açúcar restante em pequenas quantidades, deixando derreter antes de acrescentar mais. Continua esse processo até que todo o açúcar tenha sido acrescentado. Cozinhe o caramelo até obter a cor desejada. Coloque igual quantidade de caramelo em dez ramequins de 120ml, virando os recipientes para que o caramelo forre completamente o fundo. Passe os ramequins para uma assadeira funda e reserve.

Para o creme:
Combine o leite e metade do açúcar e ferva suavemente em fogo médio, mexendo delicadamente com uma colher de pau. Retire do fogo e acrescente a baunilha. Devolva ao fogo e leve o leite ao ponto de ebulição. Misture os ovos e as gemas, combine com o açúcar restante e coloque tudo no leite quente.

Coe o creme e, com a concha, ponha-o nos ramequins com caramelo, enche-os até ¾ da altura. Asse em banho-maria, a 160º C, até ficarem sólidos (cerca de 1 hora). Retire do banho-maria, espere esfriar e cubra com filme plástico. Leve à geladeira por, pelo menos, 24 horas, antes de desenformá-los.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.