A troca de conhecimento que movimenta mães e filhas quando o assunto é beleza

Desde criança, as meninas são fascinadas pelas roupas, maquiagens, pulseiras, colares e outros objetos das mães. Mais tarde, não raro atacam o guarda-roupa uma da outra, atrás de sapatos, bolsas e outras peças. Também é assim na casa de Sandra Guidi, 45 anos, coordenadora de jogos do ensino fundamental e a filha Camila, 22 anos. E não é diferente na casa de Denise Kanaciro Burim, 43, pedagoga e mãe de Marina, 22, e Isabella, 18 anos.


"Somos todas parecidas no que se refere à estética”, garante Denise, que compartilha com as filhas o gosto pela maquiagem. A pedagoga repassou às meninas os ensinamentos que recebeu da própria mãe. “A cor da base, do rímel, do blush tem que ser escolhida de acordo com o tom de pele. Ensinei para minhas filhas que elas têm que observar esses fatores”, conta. A troca é mútua. Hoje é Isabella, a mais nova, quem ensina à mãe e à irmã novos truques. “Ela sempre nos atualiza e maquia a gente”, relata Denise.

Sandra e Camila, que têm um estilo esportivo, não são tão aficionadas por maquiagem, mas seguem os mesmos padrões na hora de se produzir. “Temos um visual mais clean e com tonalidades mais discretas”, diz a mãe. “Mas sempre que viajo, compro produtos novos para mim. Ela acaba dando uma olhada nas novidades e assim trocamos dicas”, afirma. Porém, mais do que dividir os produtos de beleza, a dupla tem em comum duas paixões: o surfe e o skate. “Minha mãe sempre praticou surfe e andava de skate e acho que acabei puxando essas características também”, relata Camila.

Com tantas afinidades, é natural que o guarda-roupa também passe a ser espaço compartilhado. “Lá em casa tem muita troca de roupa e sugestões. As meninas são mais modernas e sempre me mostram as novidades. Se uso alguma peça que elas acham fora de moda ou que não cai bem com minha idade, elas falam sem dó”, revela Denise.

Na casa delas, há até um armário especial com peças usadas pelas três, com malhas, cardigãs, lenços e cachecóis. “É de uso coletivo e tem todas as cores disponíveis!”, afirma a mãe. Segundo Denise, quando uma delas vai ao shopping, sempre compra roupas pensando se irá servir na outra também. “É uma pena quando uma peça que eu gosto muito não serve nas meninas”, diz.

Camila também conta com a cumplicidade da mãe no quesito guarda-roupa. “Temos muitas roupas iguais e compartilhamos entre nós. Minha mãe sempre dá conselhos e quando saímos para comprar juntas, a ajuda é mútua. Temos o mesmo estilo para se vestir”, comenta.

E como não só de beleza se faz uma mulher bonita, as mães ressaltam ainda a importância de dividir com as meninas o cuidado com a saúde. Sandra, além da prática esportiva, foi exemplo de um cardápio equilibrado com frutas, verduras e legumes. “Isso fez com que a Camila ganhasse gosto por alimentos saudáveis”, garante a mãe.

Denise também passou o gosto pelos esportes e pela alimentação equilibrada para Marina e Isabella. “A minha maior realização é que as duas aprenderam a importância de comer verdura desde pequenas. Isso é fundamental para a saúde”, conta. Outro ensinamento, destaca Denise, é o uso do protetor solar. Como tem algumas marquinhas de sol no rosto sempre falou para as meninas abusarem do protetor na praia e na cidade. “Minha última aquisição foi um BB cream que é hidratante, anti-aging e também protetor solar tudo junto. Claro que as meninas já roubaram para elas!”, ri a mãe.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.