É impossível respondê-las definitivamente. Mas há perguntas tão fundamentais que geram diversas teses sobre elas

Ainda que não haja conclusões definitivas, a autoestima, nossa relação com dinheiro, amor, relacionamentos e trabalho levantam polêmicas e teses. Veja como especialistas tentam responder a dez questões fundamentais sobre a vida e histórias de pessoas que encontraram suas próprias respostas.

Suely deixou de mentir a idade e assumiu os cabelos brancos. E a vaidade continuou a mesma
Arquivo pessoal
Suely deixou de mentir a idade e assumiu os cabelos brancos. E a vaidade continuou a mesma
"Por que o envelhecimento apavora as mulheres?"

A idade não afeta só a aparência feminina: as ideias, os hormônios, a autoestima, tudo muda. Muitas lutam contra o que veem no espelho, outras celebram as mudanças. Fato é que a ideia de envelhecer necessariamente causa reflexão para as mulheres.

Não é só falta de educação financeira que explica o comportamento da protagonista de
Divulgação
Não é só falta de educação financeira que explica o comportamento da protagonista de "Os Delírios de Consumo de Becky Bloom"
"Por que gastamos mais dinheiro do que temos?"

Não é racional: gastar mais do que tem parece absurdo, mas é extremamente fácil. Veja histórias de pessoas que se descontrolaram e acumularam dívidas sem necessidade e o que fazer se você tem esse hábito.


A chef confeiteira Fernanda Blandino sofre muito com seus erros
Arquivo pessoal
A chef confeiteira Fernanda Blandino sofre muito com seus erros
"Por que é tão difícil assumir nossos erros?"

Vergonha, timidez, perfeccionismo. São muitos os motivos, mas se errar é humano, não deveria ser táo complicado admitir que, vez ou outra, metemos os pés pelas mãos. Veja dicas de especialistas para ser mais flexível e usar os erros como uma oportunidade de melhorar e aprender.


Marília
Daniel Sodré.
Marília
"O que é se sentir bem com o corpo?"

O que é um corpo perfeito? Dá para ser feliz com o corpo que se tem? Por que estamos sempre infelizes com detalhes no corpo, na pele, no cabelo? A PhD em sociologia da educação e campeã de levantamento de peso Marília Coutinho discute essas questões no livro “Estética e saúde – a linha tênue entre beleza e saúde” (editora Phorte).

Samantha Abreu é linda e bem sucedida, mas enfrenta cobranças por um namorado
Arquivo pessoal
Samantha Abreu é linda e bem sucedida, mas enfrenta cobranças por um namorado
"É vergonha ser solteira?"

Não importa se uma mulher é bonita, bem sucedida, tem amigos e se sente feliz. Parece que a vida toda vai por água abaixo se ela está sem namorado, pelo menos se julgarmos pelas cobranças ao redor. Mas será que é verdade? 

Um grupo de mulheres se conheceu e criou laços de amizade na escola dos filhos
Arquivo pessoal
Um grupo de mulheres se conheceu e criou laços de amizade na escola dos filhos
"Como fazer amigos na idade adulta"

Depois de casar e ter filhos, é comum se perguntar onde foram parar os amigos. A vida muda, e nem sempre a pessoa se dá conta a tempo de manter as antigas amizades ao seu redor. Como fazer novos amigos? Especialistas dão dicas para sair da torre de mármore involuntária e encontrar novas amizades.

Ana Carolina fica sem graça cada vez que recebe elogios
Joana Rocha
Ana Carolina fica sem graça cada vez que recebe elogios
"Por que é tão difícil aceitar elogios?"

Na teoria, ser elogiado só pode ser bom. Mas é comum que o elogiado fique sem graça, recuse o elogio ou simplesmente não saiba o que fazer. "O elogio significa que você é percebido e reconhecido, isso é muito íntimo", diz a psicóloga Marisa de Abreu.


Andrea aceitou abrir mão de sua própria vontade durante anos, por achar que isso é o que uma
Arquivo pessoal
Andrea aceitou abrir mão de sua própria vontade durante anos, por achar que isso é o que uma "boazinha" deveria fazer
"Por que aceitamos a escravidão dos rótulos?"

Ser a gordinha, a boazinha, a chata. Você é desse jeito mesmo ou se acomodou no rótulo porque dá menos trabalho? Ninguém é definido por um único aspecto da personalidade. Veja o que os especialistas dizem para quem quer se livrar defintivamente de estigmas e e sair da zona de conforto.

Andrea foi surpreendida por uma demissão.
Arquivo pessoal
Andrea foi surpreendida por uma demissão. "Fiquei chateada alguns dias, mas depois sabia que tinha que me levantar e correr atrás de novas oportunidades”

"Como não se deixar abater após uma demissão"

É possível sair ilesa de uma demissão? Dificilmente. Sempre fica um retrogosto amargo na boca. Veja histórias de pessoas que superaram a demissão e a transformaram numa oportunidade e dicas de especialistas para sacudir a poeira e recomeçar da melhor forma possível.

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=delas%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1597459254891 &_c_=MiGComponente_C "Dá para escolher ser feliz?"

Felicidade tem receita? Dizem os especialistas que sim. Segundo a psicóloga americana radicada no Brasil Susan Andrews, felicidade é a "combinação entre o grau e frequência de emoções positivas; o nível médio de satisfação que a pessoa obtém durante um longo período; e a ausência de sentimentos negativos, tais como a tristeza e raiva”. Veja histórias de pessoas que se consideram felizes e como chegar mais perto da felicidade.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.