Último eclipse lunar do ano acontece em céu de configuração tensa, promovendo mudanças que podem ser definitivas

Se você tem alguma decisão importante para tomar, não importa o signo, talvez seja melhor esperar até depois do Natal. "A partir de três dias antes e até três dias depois do eclipse de 21 de dezembro , eu evitaria tomar qualquer decisão muito importante, como abrir um negócio, assinar contratos", diz a astróloga Titi Vidal. Esse tipo de definição já não costuma ser muito recomendada em qualquer eclipse. No último do ano de 2010, no entanto, a ideia é especialmente ruim: o eclipse vai acontecer em aspecto com Mercúrio, Júpiter, Urano, Netuno e Plutão. Isso, segundo Titi Vidal , traz alguns problemas. "A comunicação, que já está prejudicada com Mercúrio retrógrado desde o dia 10, vai ficar ainda mais truncada", afirma. "Além de tudo, está em tensão com Urano e Plutão. Uma decisão aí pode ser definitiva".

Eclipse não será visível no Brasil, mas seu efeito é o mesmo
Getty Images
Eclipse não será visível no Brasil, mas seu efeito é o mesmo
Passar uma semana em cima do muro parece uma precaução simples de ser executada. Mas há uma armadilha: o céu não apenas está todo preparado para dar início a grandes mudanças, como vai fazer você sentir a necessidade de colocá-las em prática o mais rápido possível. Ou seja: apesar de o período não ser indicado para decisões, a vontade é acelerar as inevitáveis (e não necessariamente negativas) mudanças de rumo. Elas já estão acontecendo, serão ainda mais intensas no ano que vem, e sofrem uma aceleração a partir do eclipse. "Isso pode gerar uma ansiedade muito grande, vai dar uma sensação de que precisa resolver tudo logo", analisa Titi. Mas, para ela, é melhor esperar alguns dias. O processo vai acontecer por muito tempo, e é de rompimento e abandono de formas antigas de como seguimos o que ela chama de nosso "propósito de vida", que varia de pessoa para pessoa.

"O fato de acontecer em Gêmeos aponta para uma tentativa menos de tentar entender o que está acontecendo, e mais de se deixar guiar", acredita. "Vai ficar difícil entender racionalmente, mas é o momento de conhecimento e percepção". Com bom aspecto com Netuno, que rege a espiritualidade, Titi afirma que intuição e fé podem ajudar o processo que deve afetar as relações de forma geral.

Logo no começo de janeiro , um novo eclipse, dessa vez do Sol, consolida o que o escurecimento da Lua começa agora. "Temos eclipse do Sol em capricpórnio, em conjunção com Marte e Plutão e aspecto com Saturno. É curioso que no mesmo dia que acontece mais uma conjunção exata de Júpiter e Urano. Aí teremos um momento crucial, provavelmente para consumar as mudanças do eclipse de agora".

Cada pessoa, é bom lembrar, é afetada de modo individual, de acordo com seu mapa. Mas, de forma geral, é possível dizer que áreas serão mais afetadas em cada signo. Veja:

Áries: afeta comunicação, coloca estudos em destaque e é um dia complicado para viajar
Touro: dinheiro e valores materiais
Gêmeos: será o signo mais afetado. Os geminianos vão se conscientizar da necessidade de uma mudança urgente
Câncer: a lua rege câncer, signo que também sentirá muito o eclipse. Podem se sentir obscurecidos e introspectivos
Leão: projetos de vida, ideias, grupos, associações e amizades
Virgem: trabalho, carreira
Libra: crenças e valores, viagem
Escorpião: mudanças de modo geral. Afeta ainda dinheiro e sexualidade
Sagitário: relacionamentos de forma geral
Capricórnio: trabalho, rotina e saúde
Aquário: relacionamento e prazeres
Peixes: família e casa

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.